O Escritório de Relações Internacionais da Universidad Europea del Atlántico informou esta manhã que a comissão europeia no âmbito Educativo, Audiovisual e Cultural (EACEA) aprovou a incorporação da UNEATLANTICO ao programa de mobilidade Erasmus.
As bolsas de estudo Erasmus, acrônimo do nome oficial em inglês European Community Action Scheme for the Mobility of University Students, facilitam o intercâmbio de alunos para cursar seus estudos em diferentes universidades europeias com as que se firme um acordo. E o Escritório de Relações Internacionais da UNEATLANTICO já se encontra trabalhando precisamente nesses convênios.
Conforme explica uma de suas responsáveis, a também diretora da graduação em Tradução e Interpretação, Kim Griffin, “em paralelo aos trâmites realizados para solicitar a incorporação da UNEATLANTICO ao programa Erasmus, a Universidade foi trabalhando para avançar nas relações com diferentes instituições de todos os estados membros da União Europeia, além da Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça, Turquia e Macedônia”.
“O objetivo é que a UNEATLANTICO possa enviar e receber estudantes Erasmus a partir do curso 2017-2018”, acrescenta Griffin. E não apenas estudantes, já que, conforme explica a responsável pelo Escritório de Relações Internacionais, o programa Erasmus inclui acordos de mobilidade para professores, pesquisadores e pessoal de Administração e Serviços.
Por sua parte, o secretário geral da instituição acadêmica, Roberto Ruiz, destaca que a incorporação da Universidad Europea del Atlántico ao programa Erasmus supõe “abrir uma importante janela à Europa” no marco das políticas de Relações Internacionais que a Universidade está realizando.
“É uma boa notícia para nossa comunidade universitária e, em concreto, para a área de Relações Internacionais”. Não obstante, o secretário geral particulariza que este programa é um degrau a mais dentro do amplo programa de relações bilaterais desenvolvidos com prestigiosas universidades de todo o mundo.
08