No DNA da Universidad Europea del Atlántico está, desde o primeiro momento, seu caráter internacional. De fato, neste curso 2016/2017 produziu-se um notável aumento de alunos estrangeiros, que já somam um número amplamente superior a uma centena. Entre as novas nacionalidades que se incorporaram neste curso está a China, depois que o aluno Xuehai Liu se matriculou na graduação em Administração e Direção de Empresas.
Falamos com Xuehai para conhecer suas impressões sobre a cidade, sobre a universidade e sobre seus companheiros, bem como sobre o processo de adaptação à vida espanhola. Em primeiro lugar, queríamos saber por que escolheu a Espanha para realizar seus estudos universitários. “Principalmente porque o espanhol é um dos idiomas mais falado no mundo. Muita gente fala inglês, de modo que falando esse idioma eu não teria nada de especial no momento de procurar um trabalho. Mas, se falar espanhol, contribuirei com algo diferente, porque na China muito pouca gente fala espanhol”.
Embora não esteja há muito tempo em Santander, Xuehai já formou uma excelente opinião da cidade. “Santander me surpreendeu. É uma cidade muito bonita. Eu venho de uma cidade do interior da China, cheia de montanhas, mas esta cidade, à beira do mar, me parece muito bonita”.
O estudante chinês assegura ter se adaptado rapidamente à Universidad Europea del Atlántico e aos seus companheiros. “Esta é uma universidade muito internacional, com estudantes que vêm de muitos países diferentes: da América Latina, da Europa, da África… e agora da Ásia. É uma grande oportunidade, porque se conhece gente de outros lugares do mundo, troca-se conhecimentos, cultura, etc.”.
Sobre as diferenças na vida cotidiana entre a China e a Espanha, Xuehai destaca que “na China, as pessoas são muito tranquilas, mas na Espanha são mais alegres e mais ativas. Na China, tem que se trabalhar muito, mas aqui a gente desfruta mais da vida”.