O Diretor Científico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico, e Diretor da Funiber Itália, Maurizio Battino, foi reconhecido pelo Thomson Reuters como um dos pesquisadores mais influentes do mundo durante o ano 2016. Esta distinção foi concedida a Maurizio Battino pelo segundo ano consecutivo.
A lista World’s Most Influetial Scientific Minds 2016 está elaborada pelo grupo de comunicação Thomson Reuters para distinguir e apoiar a excelência dentro da comunidade acadêmica e fundamenta-se em uma cuidadosa pesquisa para identificar algumas das mentes científicas mais brilhantes.
Em concreto, o trabalho de pesquisa de Maurizio Battino está especialmente relacionado com o envelhecimento e antioxidantes e foi reconhecido pelo Thomson Reuters na área das Ciências Agrícolas.
O Thomson Reuters analisa o trabalho publicado dentro de um reduzido número de textos considerados Indicadores Científicos Essenciais, e premia a 1% destes pesquisadores, concretamente aqueles cujo trabalho é considerado mais influente dentro do panorama científico mundial.
A lista do Thomson Reuters inclui mais de três mil cientistas e pesquisadores de vinte e uma áreas de conhecimento, e pouco mais de vinte deles estão relacionados com universidades espanholas. A instituição mais citações na lista é a Harvard University (Estados Unidos), com um total de oitenta e quatro.
Maurizio Battino é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidad de Bolonia. Finalizou seu doutorado em 1990 com a tese “Ubiquinona: Estudos em Sistema Modelo e Comparativos”, ante o Ministério Italiano da Universidade em Roma. Em maio de 2001, a Universidade de Ancona o premiou como o “melhor pesquisador do ano” pela alta qualidade de sua produção científica, e em 2008 foi renomado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Medicina e Farmácia “Carol Davila” de Bucareste (România).
Conta com quase duas centenas de publicações, mais da metade destas em revistas científicas internacionais de elevado índice de impacto, e as restantes em forma de capítulos de livros e periódicos científicos nacionais. Maurizio Battino acumula mais de vinte e cinco anos de experiência em pesquisa sobre bioenergética, biomembranas, moléculas antioxidantes e nutrição, utilizando as técnicas bioquímicas mais avançadas e desenvolvendo novos métodos para o estudo de moléculas e de amostras biológicas.