Maurizio Battino reconhecido entre os pesquisadores mais influentes do mundo pelo segundo ano consecutivo

05 dez 2016
Maurizio Battino reconhecido entre os pesquisadores mais influentes do mundo pelo segundo ano consecutivo
Maurizio Battino reconhecido entre os pesquisadores mais influentes do mundo pelo segundo ano consecutivo

Diretor Científico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico, e Diretor da Funiber ItáliaMaurizio Battino, foi reconhecido pelo Thomson Reuters como um dos pesquisadores mais influentes do mundo durante o ano 2016. Esta distinção foi concedida a Maurizio Battino pelo segundo ano consecutivo.

A lista World’s Most Influetial Scientific Minds 2016 está elaborada pelo grupo de comunicação Thomson Reuters para distinguir e apoiar a excelência dentro da comunidade acadêmica e fundamenta-se em uma cuidadosa pesquisa para identificar algumas das mentes científicas mais brilhantes.

Em concreto, o trabalho de pesquisa de Maurizio Battino está especialmente relacionado com o envelhecimento e antioxidantes e foi reconhecido pelo Thomson Reuters na área das Ciências Agrícolas.

O Thomson Reuters analisa o trabalho publicado dentro de um reduzido número de textos considerados Indicadores Científicos Essenciais, e premia a 1% destes pesquisadores, concretamente aqueles cujo trabalho é considerado mais influente dentro do panorama científico mundial.

A lista do Thomson Reuters inclui mais de três mil cientistas e pesquisadores de vinte e uma áreas de conhecimento, e pouco mais de vinte deles estão relacionados com universidades espanholas. A instituição mais citações na lista é a Harvard University (Estados Unidos), com um total de oitenta e quatro.

Maurizio Battino é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidad de Bolonia. Finalizou seu doutorado em 1990 com a tese “Ubiquinona: Estudos em Sistema Modelo e Comparativos”, ante o Ministério Italiano da Universidade em Roma. Em maio de 2001, a Universidade de Ancona o premiou como o “melhor pesquisador do ano” pela alta qualidade de sua produção científica, e em 2008 foi renomado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Medicina e Farmácia “Carol Davila” de Bucareste (România).

Conta com quase duas centenas de publicações, mais da metade destas em revistas científicas internacionais de elevado índice de impacto, e as restantes em forma de capítulos de livros e periódicos científicos nacionais. Maurizio Battino acumula mais de vinte e cinco anos de experiência em pesquisa sobre bioenergética, biomembranas, moléculas antioxidantes e nutrição, utilizando as técnicas bioquímicas mais avançadas e desenvolvendo novos métodos para o estudo de moléculas e de amostras biológicas.