Dois estudantes de Tradução e Interpretação começam um período letivo de intercâmbio na University West da Suécia

24 jan 2017
Dois estudantes de Tradução e Interpretação começam um período letivo de intercâmbio na University West da Suécia
Dois estudantes de Tradução e Interpretação começam um período letivo de intercâmbio na University West da Suécia

Dois estudantes da Graduação em Tradução e Interpretação da Universidad Europea del Atlántico acabam de começar um período letivo na University West, na cidade de Trollhättan (Suécia), fruto do acordo de intercâmbio estabelecido entre ambas as instituições.

Trata-se de Pedro José Garrido e Sara Sainz, que inauguraram os programas de intercâmbio administrados pelo Escritório de Relações Internacionais da universidade e desfrutarão de um semestre acadêmico na Suécia para enriquecer sua formação, tanto do ponto de vista acadêmico como cultural.

A escolha da Suécia responde a diferentes critérios, como comentam Pedro José e Sara“Estamos cursando o terceiro ano da Graduação em Tradução e Interpretação na Universidad Europea del Atlántico, entretanto, aqui tocaremos diferentes áreas, não só relacionadas com o âmbito da Linguística, mas também com o da Economia. Em primeiro lugar, começaremos estudando disciplinas que têm a ver com a Língua e a Comunicação na Suécia, e concluiremos nosso semestre acadêmico com Macroeconomia. Decidimos viajar para este país porque queríamos conhecer um lugar totalmente novo para nós e com uma forma de vida diferente da que estamos acostumados. Além de viver na Suécia, nos permite viajar a outros países europeus próximos”.

Residindo em uma pequena cidade sueca, estão em pleno processo de adaptação ao país e seus costumes. “Estamos em uma cidade chamada Trollhättan, situada perto de Gotemburgo. Estudamos na University West (Högskolan Väst) e nossa primeira impressão sobre a Suécia e os suecos foi muito positiva. A acolhida foi muito satisfatória. É uma cidade pequena e está sendo muito fácil nos adaptar. Quanto aos suecos, são muito agradáveis e simpáticos”.

Um dos aspectos que mais lhes chamou a atenção é a questão dos horários. “Sim, os horários são muito diferentes dos nossos, tanto na vida cotidiana como no trabalho.  Além disso, é um clima muito frio e anoitece rápido. Nos alojamos em uma residência com os demais estudantes internacionais, que está situada a vinte minutos a pé da universidade. Ao estarmos alojados com outros estudantes de diferentes países, todos falam com todo mundo e de já no primeiro momento criou-se um ambiente muito bom”.

Os dois estudantes da UNEATLANTICO avaliam muito positivamente este período de estudos na Suécia. “Além do acadêmico, já que melhoraremos notavelmente nosso nível de inglês, acreditamos que esta experiência nos contribuirá com amizades com pessoas de diferentes culturas e nos abrirá muitas portas para o futuro”.