Falamos com Valeria Urbina Vado, estudante nicaraguense do curso de Administração e Direção de Empresas

03 mar 2017
Falamos com Valeria Urbina Vado, estudante nicaraguense do curso de Administração e Direção de Empresas

A ampla comunidade internacional da Universidad Europea del Atlántico, que ultrapassa mais de trinta nacionalidades e mais de cem membros, é umas das características da identidade da instituição.

Esta variedade cultural, que também é presente no quadro de professores, tem como resultado um campus cosmopolita com tino global. Neste momento, falamos com Valeria Urbina Vado – não nos esquecemos do seu pedido de incluir o segundo sobrenome -, estudante nicaraguense que está matriculada no curso de Administração e Direção de Empresas, quem nos conta sua experiência em Santander. “Conheci a Universidad Europea del Atlántico através da FUNIBER e gostei. Eu sempre quis estudar fora, aprender uma nova cultura, e a Espanha estava me abrindo esta oportunidade, assim, decidi aceitá-la”.

Valeria destaca o ambiente encontrado na cidade de Santander. “Gostei do ambiente que há na Espanha, me sinto como se fosse minha segunda casa”. E em relação ao grupo de estudantes com os quais compartilha as aulas, dia após dia, destaca seu caráter multicultural. “Seguramente, minha classe é a que tem maior diversidade em toda a universidade. Há estudantes dos quatro continentes, inclusive há dois estudantes chineses e tenho aprendido muito com eles. Eles estão me ensinando mandarim! Sei que posso tirar proveito estudando com pessoas de outros países porque assim conhecerei sua cultura”.

A aluna nicaraguense também está fazendo contato com novas gastronomias e não só as espanholas. “Geralmente fico com meus amigos para comer ou, talvez, prepararmos algo típico de nossos países. Até o momento comemos coisas da cozinha chinesa e mexicana. Também celebramos o Ano Novo Chinês. Todos nos vestimos de vermelho para desejar boa sorte aos nossos companheiros. Agora estou devendo o preparo de uma comida típica de meu país”.

Valeria não duvida em recomendar aos outros estudantes da Nicarágua a experiência de estudar na Universidad Europea del Atlántico. “O ambiente em Santander é muito saudável, muito seguro, é o lugar perfeito para vir estudar”.