O reitor, Rubén Calderón, apresentou a metodologia e o campus da UNEATLANTICO em diversas cidades chinesas

23 jun 2017
O reitor, Rubén Calderón, apresentou a metodologia e o campus da UNEATLANTICO em diversas cidades chinesas
O reitor, Rubén Calderón, apresentou a metodologia e o campus da UNEATLANTICO em diversas cidades chinesas

O reitor da Universidad Europeia del Atlántico, Rubén Calderón, realizou uma visita institucional à República Popular da China, onde manteve diversas reuniões de trabalho com representantes de universidades e outras entidades formativas deste país Asiático, que redundaram na assinatura de uma série de convênios.

Calderón começou seu périplo em Pequim, capital da república, onde visitou a Escola de Espanhol Qiany, uma das escolas de idioma espanhol mais importantes da China. Este centro, por exemplo, ministrou aulas aos voluntários dos Jogos Olímpicos de 2008. O reitor visitou as salas de aula, dirigiu-se aos alunos e manteve uma reunião com o reitor e vice-reitor do Qianyi, depois da qual foi assinado um convênio de colaboração entre as duas instituições.

Mais adiante, e na mesma cidade, Rubén Calderón foi recebido pelo Secretário de Educação da embaixada da Espanha na China, José Antonio Benedito Iruiñe. Calderón lhe informou sobre os progressos da Universidad Europea del Atlántico no mercado educativo chinês, a cujos estudantes oferece uma formação europeia de alto nível.

De Tianjin a Hainan

A viagem institucional prosseguiu pela cidade de Tianjin, onde o reitor visitou a Sino-German University of Applied Sciences, onde apresentou o modelo de aprendizagem da UNEATLANTICO. Calderón destacou a importante semelhança na metodologia seguida pelas duas universidades, muito centrada na inserção profissional. Durante a visita foram estabelecidas as primeiras bases para uma futura colaboração que afetaria os graus em Engenharia Informática, Engenharia Industrial e Administração e Direção de Empresas.

Na própria Tianjin, Rubén Calderón visitou o Laiwu Vocational and Technical College. Durante o encontro, as duas instituições apresentaram mutuamente os fundamentos de seus programas acadêmicos, as faculdades das quais dispõem e a política de comunicação internacional que ambas impulsionam. Depois de assinar um convênio de colaboração, o reitor foi convidado a visitar o campus e os laboratórios.

Henan foi a próxima cidade na agenda do reitor da Universidad Europea del Atlántico, que começou no Henan Vocational & Technical College. Nesta instituição teve um encontro de trabalho com o chefe de Centro de Cooperação assim como os decanos de Engenharia Informática, Engenharia Ambiental, Gastronomia e Alimentação.

O Henan Vocational College of Agriculture foi a seguinte parada da viagem institucional onde Calderón foi recebido pelo reitor, quem teve a oportunidade de lhe apresentar as bases metodológicas do centro, assim como seus planos na área internacional. Rubén Calderón apresentou, por sua vez, a Universidad Europea del Atlántico e considerou as possibilidades de colaboração nos graus de Nutrição Humana e Dietética, Engenharia das Indústrias Alimentares e inclusive Gastronomia. Mais adiante, o reitor pode mostrar o projeto acadêmico da UNEATLANTICO a um grupo de mais de duzentos alunos.

A viajem de Rubén Calderón terminou no Colégio Profissional de Estudos Estrangeiros de Hainan, que dispõe de trinta e quatro faculdades para o estudo de doze idiomas estrangeiros: inglês, japonês, espanhol, russo, coreano, alemão, francês, português, tailandês, indonésio, vietnamita e árabe. Depois de reunir-se com seu homólogo e analisar a situação básica, as faculdades de cada instituição e os planos em matéria internacional, Calderón visitou as instalações e pôde conhecer os responsáveis pelo Centro de Intercâmbio Internacional e a Faculdade de Filologia Espanhola.