Uma delegação de professores da Howest Hogeschool na Bélgica visitou, na semana passada, a Universidad Europea del Atlántico com o objetivo de ampliar a colaboração acadêmica existente entre ambas as instituições. Até agora, as duas partes mantinham uma estreita relação por causa do acordo Erasmus assinado entre elas, mas, agora, o objetivo é que essa aliança cresça.
A ideia é que aumente o número de lugares de Erasmus para essa universidade belga e que sejam ampliadas as graduações que disfrutam delas. O acordo bilateral vigente, atualmente, afeta apenas os alunos das graduações de Administração e Direção de Empresas (ADE) e Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD), mas o objetivo é que a partir do próximo curso também possam desfrutá-los os alunos das carreiras de comunicação ou das engenharias, por exemplo.
Da mesma forma, a visita serviu para promover o intercâmbio de professores entre ambas as instituições e para começar a colaborar em diferentes projetos de pesquisa.
O empreendimento é também um dos principais eixos em que a Howest Hogeschool na Bélgica está trabalhando. Durante o encontro realizado no campus de Santander a delegação teve a oportunidade de conhecer a diretora da cátedra Cultura Empreendedora e Empregabilidade BBVA-UNEATLANTICO, Inna Alexeeva. A partir de agora as duas instituições reforçarão seus vínculos também nessa linha.
A delegação esteve acompanhada em todos os momentos pelo diretor do Gabinete de Relações Internacionais, Juan Luis Vidal, que aproveitou a visita para mostrar-lhes todo o campus e a residência em que se alojam a grande maioria dos alunos Erasmus durante sua permanência em Santander.
Suas impressões em relação ao campus, as instalações e o ambiente em geral foram fantásticas e, de fato, comentaram que os alunos belgas que já passaram alguns meses em Santander, haviam tido o mesmo parecer.