O presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, destacou que o recém criado Centro de Estudos Olímpicos, implementado pela Universidad Europea del Atlántico e pelo COE, “será uma grande referência na Espanha” e servirá de ponto de encontro para todos os estudantes que queiram se aproximar para conhecer “a origem, os fundamentos e a filosofia do movimento olímpico”.
Isto foi afirmado nesta manhã durante a cerimônia de abertura das quadras de esportes do centro de pesquisa da Universidad Europea del Atlántico em que interveio, juntamente com o Presidente do Governo da Cantábria, Miguel Ángel Revilla: o prefeito de Santander, Gema Igual; a vice-presidente e conselheira de Universidades, Pesquisa, Meio Ambiente e Política Social, Eva Díaz Tezanos; o presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Santos Gracia; o reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón Rubén Calderón e a diretora do Centro de Estudos Olímpicos da Universidade, Ruth Beitia.
Miguel Ángel Revilla definiu o novo complexo esportivo como “uma maravilha de construção, moderna e funcional” que segue na mesma linha, disse ele, do restante dos investimentos de “enorme importância” que a FUNIBER fez na Cantábria. A conselheira Eva Díaz Tezanos também ressaltou as “magníficas instalações” e destacou a importância do esporte para transmitir valores como “o esforço, o compromisso, a perseverança, a solidariedade e a igualdade”.
O prefeito de Santander agradeceu o esforço da UNEATLANTICO por posicioná-la como cidade universitária e destacou a “acertadíssima decisão” de nomear a atleta Ruth Beitia como diretora do Centro de Estudos Olímpicos da Universidade.
Por sua vez, Santos Gracia explicou que com essas novas instalações esportivas, que servirão para pesquisas no campo da atividade física e do esporte, se dá por concluída a primeira fase do projeto educacional e de pesquisa pelo qual a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) tem apostado em Cantábria, um projeto em que foi investido até agora 47.754.262,86 euros.
Gracia quis ressaltar a “qualidade pessoal e profissional” dos professores e pesquisadores da Universidade e agradeceu aos governos de Santander e Cantábria pelo apoio e o carinho que prestaram nesse tempo.
O reitor da Universidad Europea del Atlántico, Rubén Calderón, agradeceu à Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) o investimento realizado para “sustentar” o projeto da Universidad Europea del Atlántico, a residência e, agora, as quadras esportivas.
Criação do Centro de Estudos Olímpicos UNEATLANTICO
Durante o ato, o presidente do Comitê Olímpico Espanhol e da Real Academia Olímpica, Alejandro Blanco e Conrado Durántez, respectivamente, e o reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, assinaram o acordo para a criação do Centro de Estudos Olímpicos da UNEATLANTICO que será dirigido pela Ruth Beitia.
Precisamente, esta última destacou, durante sua intervenção, a qualidade das instalações esportivas que estão à altura, disse, “das grandes universidades internacionais”.
Esse projeto conjunto contribuirá para a promoção e à difusão dos ideais olímpicos, assim como da dimensão cultural e humanística do esporte. O centro contará com uma sede física no próprio campus e desenvolverá atividades, projetos, planos e estudos anuais de divulgação, sempre em coordenação com o Comitê Olímpico Espanhol e a Academia.
Quadras esportivas
A partir desse curso, o Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial de Cantábria (CITICAN) conta com uma nova área esportiva de 7000 m². Esse complexo dispõe de uma série de instalações ao ar livre e outras sob cobertura, que foram especialmente desenhadas para a pesquisa em Atividade Física e Esporte.
Esta zona contígua ao edifício principal conta também com outros 3000 m² de gramado para o lazer e diversão. As instalações exteriores incluem uma pista de atletismo, outra de salto em distância e lançamento de peso, duas quadras de pádel e uma multiesportiva de areia.
A cobertura têxtil que envolve o complexo poliesportivo é uma estrutura metálica de perfis de alumínio com cabos em aço inoxidável e tecido de poliéster coberto com PVC em ambos os lados que representa um elemento arquitetônico de referência dentro do Parque Científico y Tecnológico de Cantabria (Pctcan).
Em seu interior, há duas quadras para futebol de salão ou handebol, duas quadras de basquete, duas quadras de vôlei, uma quadra de tênis e outras duas de badminton. Além disso, o complexo esportivo conta com uma arquibancada para umas 300 pessoas e vestiários.
As quadras esportivas envolveram um investimento de 2.500.000 euros. Elas representam, juntamente com a residência estudantil, a grande aposta para este ano acadêmico 2017-2018.