A Vice-reitora de Organização Acadêmica e dos Professores da Universidad Europea del Atlántico, Silvia Aparicio, participou da Conferencia Española de Decanos de Economía y Empresa (Confede) realizada na quinta e sexta-feira passada no Paço de Fonseca em Santiago de Compostela.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da Xunta, Alberto Núñez Feijóo; o reitor da Universidade de Santiago, Juan Viaño; o secretário geral de Universidades do Ministério de Educação, Cultura e Esporte, Jorge Sáinz; a presidente da Confede, Ana María López e a decana da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da USC, Emilia Vázquez.
Oitenta decanos de faculdades espanholas, que conferem diplomas oficiais de graduação em Economia e/ou Administração e Direção de Empresas, abordaram, durante dois dias, questões como a acreditação dos professores; duplas titulações com universidades estrangeiras, requisitos exigidos para professores em grupos bilíngues; o reconhecimento de disciplinas cursadas no Bacharelado, para acessar os títulos de Economia e Empresas; estágios internacionais ou trabalhos de conclusão de curso, entre outros temas.
Durante a abertura da Conferência, Alberto Núñez Feijóo destacou a importância do binômio universidade-empresa para identificar e responder aos novos perfis profissionais exigidos pela indústria. Na mesma linha, ele enfatizou a necessidade de que os trabalhos de pesquisa acadêmica sejam orientados para o mercado e se tornem novas empresas e patentes.
A Conferencia Española de Decanos de Economía y Empresa (Confede) foi estabelecida em Albacete em novembro de 1998 e, desde então, busca promover a cooperação entre faculdades de Economia e Empresa, bem como, expressar a opinião coletiva e adotar acordos nas áreas de competência de decanos.