Eva Díaz Tezanos: “Hoje mais cidadãos livres são incorporados na sociedade”

29 jun 2018
Eva Díaz Tezanos: “Hoje mais cidadãos livres são incorporados na sociedade”

“Neste ato, celebramos que hoje mais cidadãos livres são incorporados na sociedade”, afirmou, nesta tarde, a vice-presidente do Governo de Cantábria e conselheira de Universidades e de Pesquisas, Meio Ambiente e Política Social, Eva Díaz Tezanos, durante a graduação dos alunos das áreas de Psicologia e de Nutrição Humana e Dietética, pertencentes à primeira turma de alunos da Universidad Europea del Atlántico.

Nesse sentido, indicou que se os atos de graduação “sempre são emotivos”, estes os são “duplamente” pois, nesse caso, os alunos sempre serão recordados como os primeiros estudantes de algumas titulações que começaram a ser concedidas em Cantábria, em setembro de 2014. Após anos de trabalho, disse: “finalizais uma etapa acadêmica que não será a última”, visto que, em suas palavras, “a sociedade demanda cada vez mais uma formação contínua”.

A responsável de Universidades, lembrou “a importância que a formação e o conhecimento têm para estar à altura dos desafios exigidos pelo século XXI”.

Durante esse mesmo ato, a decana da Faculdade de Ciências da Saúde, Sandra Sumalla, deu ênfase na ideia de que tanto a graduação em Psicologia como em Nutrição Humana e Dietética, possuem em comum a formação de profissionais “com uma clara vocação de ajudar às pessoas e de orientá-las para conseguir mudanças em sua vida.

Por isso, a também doutora e professora da UNEATLANTICO, convidou aos ingressados a colaborarem entre si, para formar equipes multidisciplinares e para trabalharem de forma conjunta “pelo bem dos pacientes”. Também lhes animou a seguirem se formando e a não perderem nunca a curiosidade por aprender, pois é a única forma, disse, de lutar contra as pseudociências e a informação tóxica que “estão na ordem do dia”.

“Os profissionais da saúde, devemos ser exemplo do bom trabalho e da prática com base nas evidências científicas”, concluiu a decana, que não quis se despedir sem agradecer a esta turma “das primeiras vezes em tudo” e aos seus familiares pela confiança que depositaram na instituição acadêmica “em um momento no qual o mais fácil era não fazê-lo”.

Por sua vez, a aluna da graduação em Psicologia e representante dos estudantes neste ato, Ruth Lobera, teve palavras de lembrança e de agradecimento para seus colegas “de noites em claro”, de bons momentos e de outros mais estressantes. Também quis homenagear o “profissionalismo” de alguns docentes que, segundo disse, “foram mais do que isso”.

Lobera despediu-se com a certeza de que sempre se lembrará de sua vida universitária como uma “etapa incrível” e compartilhou com seus colegas a ideia de que essa primeira turma de ingressados da UNEATLANTICO “será sempre a marca de identidade” da instituição acadêmica. “Hoje sei que estamos mais preparados para aprender, seguir lutando e fazer um pouco melhor o que nos rodeia”, concluiu.

Na mesma linha, o presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Santos Gracia, convidou aos recém titulados a colocarem seus conhecimentos e suas habilidades à serviço da sociedade para melhorar o mundo do qual fazem parte e concluiu com o desejo “de que os sonhos sigam se realizando e abrindo-se novos e frutíferos caminhos no porvir pessoal e coletivo de Cantábria.

O reitor da Universidad Europea del Atlántico, Rubén Calderón, recordou que a instituição amadureceu com esta primeira promoção de alunos e reconheceu que, se durante esse tempo faltaram coisas antes do tempo “não foi por descaso ou falta de esforço”. O que os estudantes podem ter certeza, disse, é que gostaram de forma especial do “carinho, do compromisso e da atenção de todos e de cada um dos professores e do pessoal da administração”.

Amanhã, às 11h, encerram os atos de graduação dos alunos dessa primeira turma de ingressados da UNEATLANTICO nas áreas de Administração e Direção de Empresas, Comunicação Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e de Tradução e Interpretação.

Notícias relacionadas: Santos Gracia: “UNEATLANTICO deixou de ser um sonho para se tornar uma instituição acadêmica jovem, porém madura”