O presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) abriu o ato de graduação da I turma de ingressados da UNEATLANTICO.
“A Universidad Europea del Atlántico deixou de ser um sonho para tornar-se uma instituição acadêmica jovem, porém madura”, assim disse, nesta manhã, o presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Santos Gracia, durante o ato de graduação dos alunos de Ciências da Atividade Física e do Esporte, pertencentes à primeira turma de ingressados da UNEATLANTICO.
Segundo Gracia, foi há alguns anos quando um grupo de colaboradores da FUNIBER teve a ideia de construir uma universidade “que abrisse caminhos inovadores” e que oferecesse aos estudantes uma visão “intercultural e internacional”. Hoje, disse, aquele projeto é uma realidade e os alunos da UNEATLANTICO desfrutam de um ambiente “solidário e de qualidade acadêmica” em que desenvolvem suas habilidades “humanas e profissionais”.
Por sua vez, o presidente do Governo de Cantábria, Miguel Ángel Revilla, confessou sentir “nostalgia e inveja” pela etapa os jovens graduados agora começam e se referiu a Universidad Europea del Atlántico como “um dos principais ativos que chegou a Cantábria nos últimos anos”.
O coordenador da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Manuel Crespo, destacou o “ótimo estado da forma” em que se encontra a profissão e agradeceu à Universidade pelo esforço demonstrado por proporcionar aos alunos “os meios mais atuais para estar à vanguarda do desenvolvimento e do conhecimento em seu processo de formação”.
Também fez, durante sua intervenção, uma menção especial aos seus colegas, aos professores que cada dia contagiam em seu trabalho “esforço, humildade, ganas de aprender e paixão pelo que fazem”. “Não posso me sentir mais orgulhoso de representar-lhes hoje, a partir desse cenário”, acrescentou.
Aos graduados, lhes incentivou a lutarem pelos seus sonhos e a seguirem se formando e buscando a especialização, pois, conforme disse, o profissional comprometido “é curioso por natureza”. Neste sentido, convidou-lhes também a refletirem sobre os benefícios de fazer parte do novo Colégio Oficial de Graduados em Ciências da Atividade Física e do Esporte de Cantábria.
O reitor, Rubén Calderón, foi o responsável por encerrar o ato com um discurso que se referiu aos já titulados como os “protagonistas da história desta Universidade”. Uma história que começou em 29 de setembro de 2014 e que, nesses anos, disse, foi forjando “com o compromisso e a responsabilidade” da Universidade para os estudantes e seus familiares.
“Alegra-me profundamente que a primeira turma pode ver todas as instalações finalizadas, era uma dívida moral”, afirmou o reitor, quem não quis se despedir sem incentivar os recém graduados a formarem a associação de antigos alunos para não perderem o contato entre eles e nem com a Universidade.
Este é o primeiro dos três atos de graduação que a Universidad Europea del Atlántico realizará entre hoje e amanhã. Esta tarde, às 18 h, acontecerá o segundo ato para os estudantes de Nutrição Humana e Dietética e de Psicologia, em que a vice-presidente regional e conselheira de Universidades e de Pesquisa, Meio Ambiente e Política Social, Eva Díaz Tezanos, intervirá.
Amanhã, às 11h, serão graduados os alunos de Administração e Direção de Empresas, Comunicação Audiovisual, Jornalismos, Publicidade e Relações Públicas e Tradução e Interpretação.
O Coro Lírico de Cantábria interpretou as peças: Canticorum lubilo de G.F. Haendel, o Veni Creator Spiritus de C. Franck e o Gaudeamus Igitur de J. Casulleras. Ao terminar o ato acadêmico, os alunos e suas famílias desfrutaram de um coquetel nas quadras esportivas do campus.