Noemí Cano, estudante da graduação em CAFYD, obteve o vice-campeonato Europeu de Cross na categoria sub-23

17 dez 2018
Noemí Cano, estudante da graduação em CAFYD, obteve o vice-campeonato Europeu de Cross na categoria sub-23

A estudante do terceiro ano da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte da Universidade Europeia do Atlântico, Noemí Cano López, obteve o vice-campeonato Europeu de Cross na categoria sub-23, na prova que disputou com a seleção espanhola deste esporte, na cidade holandesa de Tilburg. Trata-se de uma competição atlética que consiste em percorrer oito quilômetros de distância através de um campo.

Esta foi a primeira vez que Cano competiu com a seleção espanhola, terminando na vigésima terceira posição, sendo a quarta das seis espanholas que participaram em sua categoria. A estudante da UNEATLANTICO destaca, entusiasmada, que “foi um debut com sucesso, como jamais poderia imaginar”.

Noemi Cano demonstrou uma autêntica paixão pelo atletismo desde os quatro anos. Com essa idade, já sentia curiosidade por este esporte. No entanto, começou a levar a sério seus treinamentos e sua destreza já faz três anos. Atualmente, aumentou pouco a pouco a dificuldade esta disciplina, até chegar ao ponto onde se encontra. Para alcançar o nível que a levou até a seleção nacional, “em geral pratico 1.500 metros e meio fundo, mas este ano me preparei mais para o cross”.

Crescida em um ambiente com grande atração esportiva, seu irmão sempre praticou e seu pai fundou uma escola de atletismo. Sem dúvida, ambos incentivaram muito para que ela começasse a treinar e se comprometer com o esporte. Apesar disso, quem lhe deu o impulso definitivo foi uma amiga, que a inscreveu em uma corrida por diversão e na qual Cano foi a vencedora.

Noemí ressalta que uma de suas maiores motivações é “obter resultados, uma vez que quando se conseguem depois de todo esforço e árduo trabalho investidos, uma recompensa te faz querer mais”. Sua equipe a motiva a treinar e entregar toda a energia que tem.

Contudo, Cano opina que um dos melhores treinamentos, depois de praticar por seis dias seguidos, é o descanso. “Se não se descansa e não se cuida da alimentação, você não irá se recuperar para fazer no dia seguinte um treinamento igual ou melhor”. A aluna de CAFYD também participou em provas de 1.500 metros, sendo competidora da especialidade no Campeonato Espanhol, na qual obteve o terceiro lugar.