UNEATLANTICO será a sede da equipe colombiana de ciclismo Manzana Postobón durante sua turnê europeia

09 jan 2019
UNEATLANTICO será a sede da equipe colombiana de ciclismo Manzana Postobón durante sua turnê europeia

A Universidade Europeia do Atlântico, bem como a Residência da universidade, será a sede da equipe de ciclismo colombiano Manzana Postobon para sua turnê europeia após acordar por ambas as instituições.

Manzana Postobón é uma equipe de referência de ciclismo na América e enquadra-se no grupo profissional continental, que constitui a segunda categoria desse esporte, embora ele tenha o direito de participar por convite nos eventos do UCI World Tour, isto é, a principal categoria mundial.

O clube pertence à União Ciclista Internacional da América, onde, sem dúvida, tem atualmente a melhor equipe do continente. Manzana Postobón compete em inúmeros eventos na Colômbia, Argentina ou Chile, mas eles também tendem a realizar uma turnê europeia participando de diferentes competições realizadas na Espanha, França ou Itália. De fato, há dois anos eles participaram, por convite, da Volta Ciclística a Espanha.

O acordo entre a Universidad Europea del Atlántico e a Manzana Postobón aconteceu entre os meses de abril e junho, quando a equipe viajou a Cantábria, hospedando-se na Residência da universidade e utilizando as diferentes instalações do campus, como os laboratórios para realizar seus testes; as quadras de esportes, para realizar alguns treinamentos ou salas de aula, para realizar sessões e reuniões técnicas.

A colaboração também se estende à participação do professor Aurélio Corral em parte da preparação física da equipe. Corral, um professor da Universidad Europea del Atlántico na área de Ciências da Atividade Física e do Desporto, é parte do quadro técnico da equipe de ciclismo EAU Equipe Emirates, participando do World Tour e dirige o técnico Joxean Fernández “Matxin”.

Desde sua sede em Santander, Manzana Postobón planeja viajar para diferentes partes da Espanha para participar de eventos como a Volta a Catalunha (World Tour), a Volta a Aragón, a Volta a Astúrias, o Grande Prêmio Miguel Induráin, a Volta a Castilla e León, a Volta a La Rioja e outras competições na França e na Itália.

Manzana Postobón tem sido uma marca ligada à história e trajetória do ciclismo mundial. Nos anos 80 e 90, ele teve grande destaque em várias estradas da Europa, com grandes nomes como Reynel Montoya, Pablo Wilches, Álvaro Mejía, Óscar de J. Vargas ou Lucho Herrera, entre outros. Um grupo de jovens talentos está atualmente coletando suas testemunhas para devolver ao clube o mais alto nível de ciclismo nacional e internacional.