Secretário-geral inicia viagem institucional pelo Peru e Chile

11 nov 2019
Secretário-geral inicia viagem institucional pelo Peru e Chile

O secretário-geral da Universidade Europea del Atlántico, Roberto Ruiz, inicia hoje uma viagem institucional pelo Chile e Peru, fato que o manterá fora do campus de Santander até o próximo dia 22 de novembro.

Durante este período, o também vice-reitor de Relações Internacionais se reunirá com responsáveis de diferentes universidades dos dois países com o objetivo de consolidar e reforçar as relações já existentes com instituições acadêmicas latino-americanas de referência e prestígio internacional.

Contudo, não é só isso. Outro dos propósitos da viagem é seguir ampliando a rede de universidades “amigas” do outro lado do Atlântico, com a intenção de reforçar os acordos bilaterais existentes para que os alunos continuem aproveitando as estâncias formativas em distintos países.

“O caráter internacional da UNEATLANTICO é um sinal de identidade da entidade e nosso compromisso neste sentido é constante”, explica Ruiz.

Assim, por exemplo, os alunos da graduação em Jornalismo serão os primeiros em disfrutar este curso em vínculo com a Universidade Positivo do Brasil, o que possibilita o acesso a uma dupla titulação de graduação, um modelo, disse, que “queremos ampliar a outros cursos e a diferentes universidades com as quais existem convênio de colaboração”.

“Trabalhar neste sentido é outro dos grandes objetivos da minha viagem”, completa Ruiz.

Para o secretário-geral, “Estas estâncias em outros países abrem a mente dos alunos, permitindo com que conheçam outras culturas, vivam novas experiências, adquiram autonomia e crescimento pessoal e fortaleçam sua rede de contatos”.

Neste sentido, disse, “Não sei se os alunos sabem que compartilhar uma sala de aula durante um semestre ou um ano acadêmico completo com estudantes de algumas das melhores universidades do mundo significa saber quem serão os líderes dos diferentes países em alguns anos”.

Além disso, de um ponto de vista acadêmico, estes programas favorecem a transferência de conhecimento, o intercâmbio de experiências de aprendizagem e o desenvolvimento de futuros projetos e programas de pesquisa entre grupos de diferentes nacionalidades.

A UNEATLANTICO conta atualmente com 65 acordos de colaboração com instituições acadêmicas de diferentes partes do planeta. A maior parte se concentram na América Latina, mas também existem convênios com universidades russas, chinesas e canadenses.