A Universidad Europea del Atlántico decidiu hoje de manhã suspender a atividade de ensino em sala de aula, bem como todas as atividades extra acadêmicas até o próximo dia 29 de março, de acordo com uma resolução assinada hoje por seu reitor, Rubén Calderón.
Com essa decisão, a UNEATLANTICO continua a cumprir rigorosamente as recomendações e decisões tomadas pelas autoridades sanitárias e educacionais, tanto nacionais quanto autonômicas.
Conforme estabelecido pela resolução da reitoria, a interrupção das atividades é temporária e abrange duas semanas letivas. Finalizado esse período, o Conselho de Governo aprovará um novo calendário acadêmico para recuperar o período letivo afetado. O Conselho de Governo também previu colocar em prática as medidas docentes necessárias para garantir o desenvolvimento adequado do curso acadêmico, caso essa situação se prolongue no tempo.
Medidas de prevenção
A resolução da reitoria afirma que, a partir do dia 16, o acesso às instalações da Universidade fica limitado àquelas pessoas com vínculo de trabalho com a instituição, às visitas autorizadas, aos fornecedores e à equipe de segurança e limpeza durante um horário restrito, das 8h às 20h.
Por outro lado, a suspensão da atividade acadêmica implica o fechamento das instalações onde possam ocorrer a aglomeração de pessoas; locais como auditório, cantinas e lanchonete, salas de aula e laboratórios, biblioteca e salas de estudo e instalações esportivas permanecerão fechados.
A resolução do reitor também indica que corpo docente, pesquisadores e pessoal administrativo e de serviços continuarão realizando suas atividades na universidade durante o horário restrito aprovado.
Contato e coordenação permanentes
Em 27 de fevereiro, a Universidade estabeleceu a Comissão de Coordenação contra a crise do coronavírus, que está em contato permanente com as autoridades sanitárias e educacionais, sendo este o órgão encarregado de coordenar, informar e estabelecer as medidas pertinentes a todo o momento. A Comissão reforça sua recomendação aos membros da comunidade universitária para que sigam escrupulosamente os protocolos gerais de saúde recomendados para a segurança e a prevenção.