O Colegio de Médicos de Cantabria, por meio de seu presidente Javier Hernández de Sande, solicitou a colaboração de estudantes do último ano da Graduação em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Geral da Saúde da Universidad Europea del Atlántico para atuarem como voluntários nos trabalhos de apoio psicológico e acompanhamento no enfrentamento da situação provocada pelo COVID-19.
No total, 73 alunos responderam ao pedido do Colegio de Médicos de Cantabria para ajudar de maneira voluntária e desinteressada aquelas pessoas que precisam diante de uma situação tão extraordinária como a que estamos enfrentando, mostrando a face mais humana e solidária de nossos jovens.
As ajudas dos alunos são necessárias em duas frentes: por um lado, colaboração nas emergências do 112 e do serviço de call center, incentivando idosos ou pessoas isoladas em suas casas, e também fornecendo informações, ouvindo e dando orientações para gerenciar o estresse e a ansiedade; e, por outro, auxiliando, se necessário, os médicos do Colegiado, fornecendo diretrizes para a gestão do estresse.
A colaboração deles pode ser realizada em suas próprias casas (atendimento telefônico) e, se necessário, eles podem ir ao call center 112 como reforço.
Nós, da Universidad Europea del Atlántico, demonstramos nossa admiração a todas as pessoas que trabalham diariamente para que tudo volte ao normal e deseja colaborar, por meio do voluntariado de seus alunos, com o impressionante trabalho que está sendo realizado pelos profissionais da saúde de nossa comunidade e de nosso país.