A iniciativa do El Diario Montañés, Proyecto Crece, buscou a participação de Matteo Conti, professor de educação musical da Universidad Europea del Atlántico.
Em entrevista publicada no jornal, o artista fala sobre a importância da música para o ser humano e os benefícios que ela pode trazer em nível educacional.
Nesse sentido, para o professor Conti, a música consegue ativar o sistema de recompensa que nos permite aprender instantaneamente e em movimento. Além disso, ele ressalta que, graças ao altruísmo da atividade musical, a cooperação e o trabalho em equipe são favorecidos, o que toma as decisões que tomamos mais rapidamente.
Dessa forma, a entrevista menciona o objetivo central que a música tem na educação “é promover tolerância, respeito, diversidade e liberdade”, diz Conti.
O professor considera que a música é capaz de mudar o mundo e viver em uma sociedade harmoniosa e consonante. Com relação à importância da música em situações como a que vivenciamos em nível global, Matteo Conti afirma que “é um trabalho de união, que é o que é música. Música é cola social. Esta é uma luta que teremos que realizar ou não, dependendo se realmente queremos acreditar que somos músicos ou não. E que a música (nós) pode mudar o mundo”.
Ao longo da entrevista, Matteo Conti afirma o papel da música na sociedade, sua importância no campo educacional e seu poder transformador na vida das pessoas e da sociedade.