A comunidade da Cantábria cumpre seu objetivo e consegue passar para a Fase 2 do desconfinamento

22 Maio 2020
A comunidade da Cantábria cumpre seu objetivo e consegue passar para a Fase 2 do desconfinamento

A Fase 2 é a terceira na escala de fases que o Governo espanhol tem estabelecido para desconfinamento tanto social como econômico do país.

A Cantábria alcançou seu objetivo graças ao compromisso e à responsabilidade de seus cidadãos. Assim, como afirma o Ministério da Saúde “82% das pessoas infectadas na região já superaram o coronavírus”.

Quanto aos trabalhadores do setor de saúde, um dos mais atingidos por essa crise de saúde, os dados incluem 96% dos profissionais de saúde curados. Nesse sentido, o Serviço de Saúde da Cantábria dispõe de um mapa atualizado de casos na comunidade, que permite estar em dia com os avanços da saúde.

Graças a esses dados tranquilizantes, a comunidade autônoma conseguiu passar para a próxima fase do Plano de Transição em direção a uma Nova Normalidade.

As novas medidas sociais serão menos restritivas, mas a distância de segurança deve continuar sendo mantida como medida preventiva. No que diz respeito ao local de trabalho, parte do pessoal da Universidad Europea del Atlántico retornará pessoalmente às suas atividades, contando com o necessário para trabalhar nas condições exigidas pelas autoridades. Entre os departamentos que já retomaram a atividade presencial, está o Serviço de Admissões, que estará operando iminentemente para receber estudantes e famílias sob as medidas de segurança apropriadas.

Por outro lado, desde 21 de maio , o governo espanhol decretou “o uso obrigatório de máscaras faciais para pessoas com seis anos de idade ou mais em vias públicas, em espaços ao ar livre e em qualquer espaço fechado para uso público ou aberto ao público, desde que não seja possível para manter uma distância de segurança interpessoal com os menos dois metros, sendo recomendado para uso em crianças de três a cinco anos”, como dito pela Ordem SND/422/2020, emitida pelo Diário Oficial do Estado (BOE).