O Governo da Cantábria publicou em uma edição extraordinária o Boletim Oficial com o decreto assinado pelo presidente Miguel Ángel Revilla, que retira o estado de emergência na comunidade autônoma e permite a mobilidade com o País Basco, assim como a ordem do Ministério da Saúde, que inclui as medidas sanitárias e de capacidade que vão reger o “novo normal”. Ambos entraram em vigor na última meia-noite.
Três premissas fundamentais são os pilares em torno dos quais a nova situação é enfrentada, sempre levando em consideração medidas preventivas: o uso obrigatório de uma máscara, a distância de segurança entre pessoas de um metro e meio e a higiene constante das mãos.
A ordem também regula a abertura de playgrounds e alude expressamente à proibição de festas, festivais, romarias e eventos populares até 8 de julho, o que afeta especificamente as fogueiras de São João. A partir disso, os municípios terão que se adaptar às normas genéricas da “nova normalidade”, que, por exemplo, no caso de shows e espetáculos ao ar livre, fixam no máximo mil pessoas, sentadas, e enquanto 75% da capacidade e medidas de segurança são garantidas na entrada e na saída.
Por outro lado, a capacidade máxima em bares, estabelecimentos hoteleiros, lojas, shopping centers, bibliotecas e centros culturais será de agora em diante 75% em todos os municípios da Cantábria, qualquer que seja sua população. No entanto, em boates e discotecas é reduzido a um terço de sua capacidade.
Na mesma linha, a limitação de capacidade também é levantada com base no censo municipal, uma vez que em municípios turísticos como Laredo ou Noja, a população residente geralmente aumenta consideravelmente. Isso significa que a capacidade de 75% em hotéis e lojas também será aplicável em municípios com menos de 5.000 habitantes, que atualmente possuem 100% de autorização.
Em consonância com estas medidas, a Universidad Europea del Atlántico reabrirá suas salas de aula na segunda-feira 22 para ministrar as tutorias correspondentes às disciplinas do segundo semestre, antes dos exames finais de julho, que também serão presenciais.
De acordo com essas medidas, a Universidade Europeia do Atlântico reabrirá suas salas de aula na segunda-feira 22 para ministrar os tutoriais correspondentes para as disciplinas do segundo semestre, antes dos exames finais de julho, que também serão presenciais.
Nesse sentido, com o objetivo de preservar a segurança no campus, uma série de medidas foi estabelecida, incluindo:
– Acesso ao prédio principal do campus pela porta norte e saia pela porta sul.
– Todos os alunos usarão álcool em gel ao entrar, bem como a máscara.
– As salas de aula foram distribuídas para manter a distância de segurança e com as posições em zig zag. As cadeiras não podem ser movidas.
– Em todas as salas de aulas estão disponíveis líquido virucida e papel para limpar local de trabalho do computador e do mouse.
– Em sala de aula todos os alunos utilizarão a máscara.
– Quando as tutorias e exames terminam, os estudantes devem deixar a Universidade, evitando aglomerações.
– Um protocolo específico foi estabelecido para professores do CAFYD.
– Nos laboratórios de informática, as posições serão marcadas.