A educadora social Yolanda Gourgel oferece um seminário contra o racismo

01 dez 2020
A educadora social Yolanda Gourgel oferece um seminário contra o racismo

A educadora social Yolanda Gourgel Perdigao ofereceu no 2 de dezembro, na Universidade Européia do Atlântico, um seminário contra o racismo e a favor da promoção da inclusão e da diversidade, intitulado “De que cor é a carne? Vamos pintar as cores da pele”. Essa atividade está incluída no âmbito da disciplina Sociologia da Educação: mudanças sociais, educacionais e multiculturais, correspondente ao programa acadêmico do primeiro ano do curso de Educação Primária Bilíngue e oferecida pela Profa. Dra. Carmen Varela.

O objetivo dessa atividade é conscientizar os estudantes sobre os estereótipos etnocêntricos que normalizam a suposta “primazia” do tom de pele “branca” e que manifestamos inconscientemente tanto nas áreas de socialização primária, a família, como na socialização secundária, isto é, a escola ou nos ambientes sociais e culturais.

O seminário foi ministrado por Yolanda Gourgel Perdigao, da Associação Afamundi, que possui formação em Educação Social e mestrado em Políticas Públicas e Igualdade. Angolana, ela vive em Torrelavega desde a infância e tem ampla experiência e formação em interculturalidade, imigração, centros de recreação e creches.

Essa iniciativa contra o racismo terá outra expressão plástica que é realizada através de um projeto fotográfico que duplica a ideia de Angelica Dass, com a criação de um mural em que os retratos dos estudantes são exibidos com a cor pantone da própria pele como fundo. A ideia desse seminário nasceu da visita da fotógrafa Angélica Dass à Cantábria, em março de 2017. Dass realizou então um seminário para crianças da afamundi e concordou em reproduzir o seminário em centros educacionais, centros para imigrantes, etc., a fim de difundir a mensagem de antirracismo e educar na integração.

Bolsistas do Departamento de Comunicação da Universidade tiraram uma série de fotografias de estudantes da disciplina Sociologia da Educação: mudanças sociais, educacionais e multiculturais. Posteriormente, com esse material gráfico, será desenvolvido um mural que poderá ser visto no interior do campus.