O Ministro de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana, Franklin García e o Vice-Ministro de Relações Internacionais, Carlos Mendieta , visitaram o campus da Universidad Europea del Atlántico, como parte de um tour que estão fazendo por diferentes instituições universitárias.
As duas autoridades da República Dominicana foram acompanhadas pelo conselheiro de relações corporativas, Rafael Menoscal e, durante toda sua estada, em Santander participaram em uma série de reuniões com os chefes dos diferentes departamentos da UNEATLANTICO.
Na segunda-feira de manhã, o ministro Franklin Garcia, o vice-ministro Carlos Mendieta e o conselheiro Rafael Menoscal foram recebidos pelo presidente da FUNIBER, Santos Gracia, pelo presidente da Universidad Europea del Atlántico, Jesús Arzamendi, pelo reitor Rubén Calderón e pelo secretário-geral Roberto Ruíz, com quem visitaram os laboratórios do campus, o auditório, a estação de rádio, o salão de exposições, as salas de aula e as quadras poliesportivas. Eles também puderam conhecer os diferentes modelos de acomodações disponíveis na Residência UNEATLANTICO, assim como as instalações esportivas e acadêmicas à disposição dos residentes.
Posteriormente, aprenderam em primeira mão sobre a metodologia educacional e o sistema de aprendizagem seguido nos programas da Universidad Europea del Atlántico, conforme explicaram a vice-reitora de planejamento acadêmico, Silvia Aparicio, e pelo chefe do Escritório de Relações Internacionais, Juan Luis Vidal.
Na terça-feira pela manhã, os representantes do governo dominicano realizaram uma reunião com o diretor da Escola Politécnica Superior, Manuel Masías, que lhes explicou sobre o sistema de bolsas de colaboração disponíveis para a graduação em Engenharia Informática, bem como sobre os projetos realizados pelo departamento. Em seguida, reuniram-se com Marisa Sámano, chefe do Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial da Cantábria (CITICAN), que apresentou o trabalho de pesquisa da Universidade, tanto na área de alimentos, quanto no centro de tecnologia e no futuro laboratório de biologia molecular.
A visita do ministro Franklin García, do vice-Ministro Carlos Mendieta e do conselheiro Rafael Menoscal se encerrou com a assinatura de um acordo de colaboração institucional, através do qual podem se materializar projetos de interesse comum tanto para o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana como para a Universidad Europea del Atlántico. A respeito deste acordo, o Ministro comentou que “a assinatura do acordo permite integrar a Universidade ao grupo de universidades do mundo com as quais já temos acordos. Mas também estamos muito satisfeitos com tudo o que vimos no campus”.
O representante do Ensino Superior dominicano teve a oportunidade de se encontrar com alguns estudantes internacionais, incluindo alguns de seu país. “O futuro deles”, comentou, “está começando a ser forjado aqui, nesta Universidade”.
Por sua vez, o vice-ministro de Relações Internacionais, Carlos Mendieta, também teve algumas palavras para os estudantes dominicanos, a quem encorajou a “honrar a bandeira de nosso país” e lembrou que a República Dominicana “já está desenvolvida, mas precisa da integração da educação universitária para completar este processo”.
Por sua vez, o reitor Ruben Calderon disse que “a internacionalização está no DNA da Universidad Europea del Atlántico, o que permite aos estudantes formar-se em um contexto dotado de uma ampla visão de mundo. Estamos orgulhosos do fato de que 37% de nossos alunos vêm de fora da Espanha”.
Atualmente, cerca de trinta estudantes dominicanos estão estudando em diferentes graduações no campus da UNEATLANTICO, sendo Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares, Comunicação Audiovisual, Línguas Aplicadas, Tradução e Interpretação, Engenharia Informática e Administração e Direção de Empresas os cursos que concentram a maioria deles.