Hugo Banchón, aluno de mestrado da UNEATLANTICO, publica um livro

10 jun 2021
Hugo Banchón, aluno de mestrado da UNEATLANTICO, publica um livro
Hugo Banchón, juntamente com outros alunos do mestrado universitário em Administração e Gestão de Empresas (MBA) publicam um livro

O estudante de origem equatoriana, Hugo Banchón, aluno do Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA) da Universidad Europea del Atlántico, acaba de publicar, junto com outros estudantes do programa, o livro Liderança, além das fronteiras: percepção de vários países.

Tivemos a oportunidade de entrevistar Banchón para conhecer o ponto de partida antes da realização deste livro e os objetivos de sua publicação.

Em primeiro lugar, como surgiu a idéia do livro “Liderança além das fronteiras: Percepção de vários países”?

A ideia veio de Daiana Paixão, uma das mulheres líderes que representam o Brasil. Com sua equipe de trabalho, ela reuniu vários representantes de cada país, a fim de criar um livro que orientaria nossos futuros líderes e os ajudaria a aprender sobre cada um de nossos países. Entre todos os autores, concordamos em como é importante criar um livro e poder ajudar jovens, adultos, estudantes e o público em geral.

Quantas pessoas colaboraram em sua edição?

Nove autores de diferentes países da América Latina: Daiana da Silva, Giliard de Vargas, Isabela de Carvalho, Marcelo Miranda, Karla Caballero, Mayra Huamán, Yuri Gaspar Martins, Tchingui Kapusso e eu mesmo, Hugo Banchón Arias.

Como se sentiu ao ser escolhido como representante do Equador e poder escrever sobre a liderança em seu país?

Uma alegria e orgulho incomparáveis, poder representar meu país em um assunto tão importante como a liderança no campo político e empresarial em nível internacional. Só me permitiria dar o melhor de mim. Dar todo meu conhecimento, mas acima de tudo fazê-lo com amor. É por isso que no livro menciono uma frase inédita minha: “Sacrifício com amor o levará ao sucesso”.

Quais foram os desafios de editar um livro entre profissionais localizados em diferentes partes do mundo?

O primeiro desafio foi poder entender uns aos outros em vários idiomas, em português, inglês e espanhol, mas conseguimos e por isso mesmo temos o livro publicado nestes três idiomas na plataforma Amazon para todos os países do mundo. Trabalho duro, mas nós o fizemos.

Pensamos que o livro deveria chegar às empresas, instituições e universidades para que elas possam entender como é a liderança em vários países com sua própria cultura.

Outro desafio muito importante é ser capaz de ajudar os outros. E tentando posicionar o livro como um dos mais lidos.

O que os leitores encontrarão dentro do livro?

Você encontrará o conhecimento sobre liderança de cada um dos autores, refletido no capítulo de seus respectivos países.

Poderão aprender e analisar como um líder deve ser em diferentes partes do mundo. Como o fator humano é o pilar fundamental de qualquer empresa ou instituição.

O que vocês esperam conseguir com sua publicação?

Alcançar muitos jovens que queiram liderar, seja profissionalmente ou pessoalmente.

Você considera que a pandemia Covid-19 impôs um novo estilo de liderança em todo o mundo?

A pandemia de Covid-19 não só afetou nossa saúde, economicamente, mas também emocionalmente. Isso significa que muitos tiveram que ressurgir com base no que pode ser feito enquanto estão presos em casa e não sabem o que fazer. Isto fez com muitas pessoas que se encontravam ofuscadas. em suas empresas ou pessoalmente, a assumir o leme do navio para não ficarem estagnadas e que suas habilidades de liderança começassem a fluir, o que gerou uma nova liderança, que eu chamo de LI.P.OL (liderança passiva on-line).

Por que liderança e como esta se relaciona com o MBA que você está estudando com seus colegas coautores?

A palavra liderança nasceu por causa de todas as situações que estão acontecendo no mundo: os problemas na política, nos negócios, no pessoal, a falta de autoridade, cada vez menos interesse em nos conduzir rumo a um mundo melhor, etc.

Decidimos com alguns estudantes do MBA da Universidade Europeia do Atlântico, pertencente à rede de colaboração FUNIBER, realizar este desafio de unir várias culturas e enfocar o tema principal que é “Liderança além das fronteiras, percepção de vários países”.

Ser capaz de tornar conhecida a forma de liderança de cada país pode nos ajudar a nos concentrar em um nível internacional. E este livro nos ajudará a ser um grande líder, qualquer que seja nossa nacionalidade. É por isso que todos os autores estão unidos no mesmo objetivo.