O presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Santos Gracia, participou como convidado da recepção real oferecida por Don Felipe e Dona Letizia em homenagem ao Presidente de Angola, João M. Gonçalves Lourenço, por ocasião de sua visita oficial à Espanha. FUNIBER, impulsora da Universidad Europea del Atlántico inaugurará na próxima semana um campus universitário neste país africano, especificamente na cidade de Cuito. Também participaram do almoço representantes de outras empresas espanholas com interesses em Angola, assim como representantes da sociedade, cultura, ciência e esporte.
Antes da recepção, Sua Majestade o Rei realizou uma reunião no Palácio Zarzuela com o Presidente Gonçalves, na qual foram acompanhados pelo Embaixador da Espanha na República de Angola, Manuel Hernández Ruigómez, e pelo Subsecretário dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, Luis Manuel Cuesta Civis, assim como pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Angola, Téte António, e pelo Embaixador da República de Angola na Espanha, Luis de Matos Agostinho.
Da mesma forma, Gonçalves Lourenço reuniu-se com o Primeiro Ministro espanhol, Pedro Sánchez, e ambos assinaram uma Declaração Conjunta para aprofundar as relações bilaterais e fortalecer áreas de interesse econômico para as empresas e investimentos espanhóis no país. Numerosas empresas na Espanha estão atualmente desenvolvendo projetos em setores como tratamento de água, refrigeração industrial, saúde, educação, treinamento e geologia.
Universidade Internacional do Cuanza
A relação entre os dois países em matéria acadêmica é reforçada com o lançamento do Universidade Internacional do Cuanza, na qual a Fundação Universitária Iberoamericana está envolvida, treinará quase 12.000 estudantes com pessoal docente espanhol, angolano e ibero-americano. Além disso, em 2021-2022, dois angolanos realizarão uma estadia de pesquisa na Espanha no âmbito das bolsas MAEC-AECID. A inauguração oficial do novo campus, que ocorrerá no dia 5 de outubro, contará com a presença do presidente angolano, João M. Gonçalves Lourenço, e do presidente da FUNIBER Santos Gracia e o reitor do Universidad Europea del Atlántico Rubén Calderón.