A Universidad Europea del Atlántico lidera o projeto europeu Dieting_Lab, que é financiado pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE, Agência Espanhola para o Programa Europeu Eramus +).
O projeto visa desenvolver uma plataforma digital para estudantes de nutrição e dietistas combinando aprendizagem experimental e serviço comunitário, com o objetivo de preencher a lacuna de competências práticas consideradas uma questão crítica para todos os profissionais de saúde. Uma ação conjunta das universidades europeias visa contribuir para melhorar a educação na área de nutrição e dietética.
Dieting_Lab será desenvolvido durante um período de 36 meses e tem vários parceiros colaboradores, tais como: a Universidade de Valladolid na Espanha, a Universidade de St. Pölten na Áustria, a Universidade do Porto em Portugal, a AP Hogeschool Antwerpen na Bélgica e a Universidade Jan Kochanowski na Polônia.
Por ocasião da implementação bem-sucedida das Parcerias Erasmus+ de Cooperação no Ensino Superior, KA220, coordenadas pela Universidad Europea del Atlántico todos os parceiros do projeto foram convidados ao campus universitário para participar da primeira reunião presencial para discutir as principais atividades.
Deste modo, estiveram presentes no encontro; Iñaki Elío, Thomas Prola e Kilian Tutusaus (UNEATLANTICO); Antonio Ferreras (Universidad de Valladolid); Cecilia Morais (Universidad de Oporto); Magdalena Lelonek (Jan Kochanowski University de Polonia); Alexandra Kolm (St. Pölten University); Joni De Grim (AP Hogeschool Antwerpen); Dominiek Timmermans e Axelle Beuselinck (Artesis Plantijn University College of Antwerp). Neste sentido, os colaboradores puderam conhecer o campus universitário, as instalações e os laboratórios que a UNEATLANTICO possui para um ótimo treinamento teórico e prático de todos os estudantes.
Este projeto inovador conta com uma equipe multidisciplinar para realizar determinadas funções e tarefas para projetar um avatar de modo que os estudantes possam colocar em prática seus conhecimentos teóricos de nutrição e dietética em um ambiente seguro, e depois passar à segunda parte na qual eles podem interagir com um paciente real por meio de uma plataforma virtual sob a supervisão de um especialista em nutrição e dietética. Além disso, será transferido para diferentes universidades europeias com as quais colaboramos e dará a todos os estudantes na área de nutrição e dietética a oportunidade de interagir com o avatar e posteriormente com pacientes reais sob supervisão. Esta interação entre as universidades europeias permitirá compartilhar a metodologia de ensino e a abordagem nutricional.