A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por meio da sua Obra Cultural, divulgou a lista dos vencedores da quarta edição do concurso internacional de fotografia PHotoFUNIBER’22.
O concurso contou com a colaboração da Universidad Europea del Atlántico, la Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México), da Fundación Universitaria Internacional de Colombia (UNINCOL), da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e da Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB).
A organização do concurso entregará um total de 14 prêmios, distribuídos pelas quatro categorias de participação: Fotojornalismo, Natureza, Patrimônio e Abstrato. Os quatro vencedores por votação do júri são:
- José Carricondo (Natureza)
- Carlos Alberto Sánchez Álvarez (Patrimônio)
- Diogo Thompson Facanha Ribeiro (Fotojornalismo)
- Felipe Tomás Jiménez Ordóñez (Abstrato)
Os vencedores por votação do júri receberão um prêmio de 400 euros e uma bolsa de 80% para cursar um dos programas de pós-graduação promovidos pela FUNIBER. A fotografia mais votada do público em cada categoria será premiada com 300 euros e uma bolsa de 50% para estudar um dos programas de pós-graduação promovidos pela Fundação. Os autores selecionados foram:
- Miguel Argelio Pérez Barillas (Natureza)
- Julio Andrés Esquivel Soria (Patrimônio)
- Ana Cecilia Verástegui León (Fotojornalismo)
- Aldo Luján Zanetti (Abstrato)
O Prêmio Especial UNEATLANTICO é também atribuído às duas melhores fotografias apresentadas por estudantes ou ex-alunos de qualquer curso da Universidade, com um prêmio de 200 euros para cada vencedor. Nesta quarta edição os vencedores foram:
- Pablo Gutiérrez Menéndez (Natureza) estudante da graduação em Publicidade e Relações Públicas.
- Víctor Díaz Sánchez (Natureza) estudante da graduação em Comunicação Audiovisual.
Da mesma forma, o Prêmio Especial FUNIBER premia as duas melhores fotografias apresentadas por alunos de pós-graduação bolsistas da FUNIBER, que tenham concluído seus estudos ou que estejam estudando atualmente. Serão atribuídos dois prêmios de 200 euros. Assim, os vencedores foram:
- Carlo’s Collier’s Valencia (Natureza)
- Lizel Daniela Gómez Ybarrola (Fotojornalismo)
Além disso, este ano será atribuído mais um prêmio especial a dois alunos da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) com um prêmio de 200 euros para cada um. Os premiados são:
- Faustino Pedro Agostinho Benguela (Fotojornalismo)
- Salomão Vieira Higino (Patrimônio)
Para além dos referidos prêmios, são atribuídas várias menções honrosas; Samia Linares (Fotojornalismo); Edgar Kanaykõ Xakriabá (Patrimônio) e Hugo Salvador (Fotojornalismo).
O concurso, que este ano chegou à sua quarta edição, destacou a qualidade e originalidade das fotografias inscritas nas diferentes categorias do concurso.
Tal como nas edições anteriores, as fotografias vencedoras serão expostas na sala de exposições da Universidad Europea del Atlántico.