O Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia e professor da Universidad Europea del Atlántico, ministrou nesta segunda-feira, em Lisboa, a conferência Ibero-América, espaço de concertação e cooperação no processo de reformulação. A Iberofonia. A atividade fez parte do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina promovido pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e pelo Instituto de Defesa Nacional Português.
Durante a sua intervenção, o Professor Durántez destacou as imensas possibilidades de colaboração em todas as ordens oferecidas pela Ibero-América e pelo conjunto dos países de língua espanhola e portuguesa, dos quais o trabalho formativo, cooperativo e cultural da FUNIBER representa um expoente notório.
Nesse sentido, como diretor da Cátedra FUNIBER e professor da UNEATLANTICO, o doutor madrilenho elogiou a colaboração acadêmica com outras instituições análogas para facilitar o debate e a troca de ideias, bem como a difusão do conhecimento.
Durántez Prados participa há vários anos neste prestigiado ciclo que reúne líderes de diversos países do Espaço da Iberofonia, liderado pela Dra. Nancy Gomes, considerada a principal especialista portuguesa no Sistema Ibero-Americano de concertação e cooperação. A Professora Gomes é atualmente a coordenadora científica da Graduação em Relações Internacionais da UAL, centro onde também coordena a Cátedra OEI de Estudos Ibero-Americanos, da recente criação.