O diretor do Cátedra FUNIBER de Estudios Iberoamericanos y de la Iberofonía e professor da Universidad Europea del Atlántico, Frigdiano Álvaro Durántez Prados, e a diretora da Cátedra Casa de Áustria do Instituto-CEU de Estudos Históricos, Consuelo Martínez-Sicluna y Sepúlveda, reuniram-se na última quinta-feira na reitoria da Universidade CEU San Pablo em Madri para assinar uma carta de colaboração. Ambas as instituições acadêmicas assinaram uma carta de colaboração para pesquisar e divulgar conjuntamente a história e o patrimônio hispânico, assim como a articulação da comunidade de países e de falantes de espanhol e português.
Por meio do acordo, as duas instituições unem forças para a pesquisa e transferência de conhecimento nos campos da história e das humanidades. Especificamente, o pacto prevê o desenvolvimento de ações conjuntas no campo da Monarquia Hispânica e da Casa da Áustria. Eles também trabalharão juntos na análise interdisciplinar do Espaço Pan-Iberiano ou Iberofonia, formado por todos os países de língua espanhola e portuguesa dos diferentes continentes e pelos mais de 850 milhões de falantes das duas grandes línguas ibéricas.
Graças a isso, a Cátedra CEU Casa de Áustria se beneficiará de uma importante projeção internacional, pois a Cátedra FUNIBER, promovida pela Fundação Universitária Iberoamericana, é composta por cinco universidades da Espanha, América e África: Universidad Europea del Atlántico, Universidad Internacional Iberoamericana (México), Fundación Universitaria Internacional (Colombia), Universidad Internacional Iberoamericana (Porto Rico) y Universidade Internacional do Cuanza (Cuito). O objetivo da Cátedra FUNIBER é estudar o espaço mundial de língua ibérica sem restrições geográficas e é a primeira do seu gênero.
No momento da assinatura do acordo, o Professor Martínez-Sicluna declarou que “é claramente relevante estabelecer uma colaboração com a Cátedra FUNIBER, com a qual compartilhamos um propósito comum, que enfatiza a recuperação do conhecimento de nosso passado histórico, em um campo próprio: o espaço político da Iberofonia”.
Por sua vez, o Dr. Durántez Prados destacou que “esta assinatura ocorre entre as cadeiras de duas instituições de ensino superior que se destacam absolutamente no contexto universitário espanhol e ibero-americano, ou mais precisamente, pan-ibero-americano. Em primeiro lugar, o grupo CEU San Pablo, que não precisa de introdução e é um ponto de referência fundamental em nosso país; em segundo lugar, a Fundação Universitária Ibero-Americana, que promove a primeira plataforma universitária pan-ibérica, com universidades na América, Europa e África, e com presença em todos os continentes”, afirmou.
Como primeira ação conjunta, as cátedras já estão colaborando na organização de vários congressos a serem realizados em diferentes regiões espanholas durante o próximo ano acadêmico.
Colaboração contínua
A carta assinada entre as duas presidências formaliza uma crescente cooperação entre seus grupos educacionais pais. Assim, durante o ano acadêmico que está chegando ao fim, o coordenador da Cátedra FUNIBER, Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, presente na assinatura, organizou quatro palestras e uma visita acadêmica a Salamanca como parte dos Seminários de Raciocínio Jurídico organizados pela Faculdade de Direito da Universidade CEU de San Pablo de Madri. Tudo isso, sob a direção do reitor Alfonso Martínez-Echevarría y García de Dueñas.
Por outro lado, neste verão, a UNEATLANTICO está acolhendo várias atividades da delegação cantábrica da Associação Católica de Propagandistas. Estas colaborações também estão sendo estendidas à Fundação Cultural Ángel Herrera Oria, cujo diretor executivo Fernando Lostao Crespo também participou da assinatura, juntamente com o Professor José María Carabante, membro da Cátedra Casa de Áustria.