Professor da UNEATLANTICO Durántez Prados participa de colóquio internacional “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”

18 nov 2022
Professor da UNEATLANTICO Durántez Prados participa de colóquio internacional “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”

Um colóquio internacional intitulado “Portugal e Brasil: história, presente e futuro” foi realizado na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) no dia 3 de novembro. Este encontro foi organizado como parte da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos OEI/UAL e de História e Cultura Luso-Brasileira da Cátedra UAL e teve o apoio da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), uma entidade com a qual a Universidad Europea del Atlántico mantém uma estreita colaboração.

Este colóquio foi realizado no âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil e teve como objetivo promover um debate orientado por referências geográficas e cronológicas mais amplas, na medida em que procurava abranger as relações históricas entre os países ibero-americanos no contexto da era da independência. 

O evento foi estruturado por duas palestras e três painéis compostos por especialistas, seguidos por um debate aberto ao público. A conferência inaugural foi realizada pelo Professor José Manuel Santos Pérez, Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidad de Salamanca, cuja participação no colóquio foi apoiada pela FUNIBER.

Entre os palestrantes do primeiro painel, intitulado “A independência do Brasil e dos territórios hispano-americanos em perspectiva comparativa”, esteve o professor da UNEATLANTICO Frigdiano Álvaro Durántez Pradosdiretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudios Iberoamericanos e Iberofonía. O segundo painel apresentou a Professora Nancy Elena Ferreira Gomes, Diretora Executiva da FUNIBER Portugal, que apresentou uma palestra intitulada “A Política da Gran Colômbia e a Desintegração da América Latina”.

O evento reuniu especialistas de universidades nacionais, como a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e a UAL, e de universidades internacionais, como a Universidad Europea del Atlántico, a Universidad de Salamanca, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília. Além dos diretores dos departamentos de Relações Internacionais e História, Artes e Humanidades da UAL, os professores Luis Tomé e Frédéric Vidal, o Ministro Conselheiro João Paulo Ortega Terra, representando a Embaixada do Brasil, participaram da sessão inaugural. A sessão de encerramento contou com a presença do reitor da UAL, Professor José Amado da Silva, do diretor da Delegação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) em Portugal, Professor Ana Paula Laborinho, e da atual coordenadora do programa de ações em Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e Embaixador Francisco Ribeiro Telles.

El evento contó con una numerosa audiencia compuesta principalmente por estudiantes de Relaciones Internacionales e Historia, y representantes de diversas instituciones, ONG, fundaciones y cámaras de comercio.