O presidente da República Dominicana dá “o primeiro passo” da UNIROMANA, promovida pela UNEATLANTICO e pela FUNIBER

19 jun 2023
O presidente da República Dominicana dá “o primeiro passo” da UNIROMANA, promovida pela UNEATLANTICO e pela FUNIBER
O ato foi liderado pelo Presidente da República, Luis Abinader, o Ministro de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT), Franklin García Fermín, a Governadora de La Romana, Jacqueline Fernández e o Presidente da Funiber, Santos Gracia.

Representantes dos governos nacionais e provinciais, bem como da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), inauguram as obras de construção da Universidade de La Romana (UNIROMANA).

A República Dominicana celebrou a cerimônia de inauguração – “o primeiro passo” – da construção da UNIROMANA, promovida no país caribenho pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). O evento foi liderado pelo Presidente da República, Luis Abinader; pelo Ministro de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT), Dr. Franklin García Fermín; pela governadora da província de La Romana, Jacqueline Fernández; pelo presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar; e pelo presidente da Fundação Campus La Romana, Massiel Castro.

Durante a comemoração, as autoridades dominicanas destacaram a importância do lançamento da UNIROMANA. O ministro García Fermín disse que a instituição “terá um impacto positivo no crescimento acadêmico, econômico e social de toda a região leste do país”. Além disso, o diretor do MESCYT destacou o trabalho conjunto da FUNIBER e da UNEATLANTICO para desenvolver uma visão ibero-americana que promova a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores, especialmente por meio de programas de dupla titulação que vinculam o velho e o novo continente.

Por sua vez, a governadora da província agradeceu à FUNIBER por ter acreditado em La Romana para este projeto: A UNIROMANA é uma realidade, isso vai criar uma mudança em nossa juventude”, concluiu

Este é o início de uma infraestrutura que, de acordo com o presidente da FUNIBER, incluirá 4 andares, 23 salas de aula, 14 salas de funcionários, 11 laboratórios, 23 salas de reuniões, 2 salas de informática, além de um auditório, uma biblioteca e uma área de controle de produção, entre outras instalações com os mais altos padrões de qualidade e equipadas com ferramentas ideais para a aprendizagem. O projeto de construção é dirigido por Juan Carlos Gutiérrez Díaz-Velarde, professor de Projetos da UNEATLANTICO, que também esteve presente na cerimônia.

Nessesentido, os participantes ficaram satisfeitos com o fato de que, por meio da UNIROMANA, o sistema educacional dominicano se beneficiará de uma rede universitária que demonstrou o espírito e a capacidade de desenvolver um modelo bem-sucedido e uma infraestrutura tecnológica consolidada na América, Europa e África, além de contar com recursos educacionais consolidados e uma plataforma diversificada de profissionais em todo o mundo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um novo reconhecimento institucional no mais alto nível

A participação presidencial na cerimônia da UNIROMANA representa um novo marco no reiterado reconhecimento internacional do trabalho da FUNIBER. Nesse sentido, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, inaugurou em 2021 a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida pela FUNIBER e pela UNEATLANTICO no país africano.

Da mesma forma, em fevereiro passado, o rei espanhol Felipe VI e a rainha Letizia participaram , durante sua visita de Estado a Angola, de uma apresentação da UNIC e a inauguração de uma exposição com duas coleções do gênio espanhol Joan Miró, pertencentes à Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO. Duas outras exposições da Obra Cultural, desta vez no Canadá, atraíram a presença dos presidentes do Congresso e do Senado da Espanha, Meritxell Batet e Ander Gil.

Também o Sistema Iberoamericano Intergovernamental também apoiou o trabalho da FUNIBER, convidando-a a participar, como convidada especial, na recente XXVIII Cúpula Iberoamericana que reuniu chefes de Estado e de Governo em Santo Domingo, República Dominicana, o que significou um destacado reconhecimento do trabalho educacional, cultural, social e científico da Fundação, especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa.