A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida no centro da Angola pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), foi escolhida como finalista do renomado prêmio espanhol.
UNIC ganhou o II Prêmios Archiletras de la Lengua em sua categoria de Universidade do Ano, em que foi finalista juntamente com a Cátedra UB-DIBA de Comunicação Clara aplicada à Administração Pública da Universidad de Barcelona e do Grupo Psylex da Universidad de Zaragoza. O prêmio, que é presidido em honra a Sua Majestade o Rei da Espanha, foi entregue na presença de Teresa Ribera, a terceira do governo e vice-presidente do governo; María Jesús Montero, Ministra da Fazenda e Função Pública; Fernando Grande-Marlaska, Ministro do Interior, e Félix Bolaños, Ministro da Presidência.
Na cerimônia de gala, realizada nesta terça-feira na Casa de América, a universidade angolana foi representada por F. Álvaro Durántez Prados e Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, professores da UNEATLANTICO e respectivos diretor e coordenador da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, qual a UNIC participa junto com outros centros educacionais da Europa e da América Latina.
A cerimônia também contou com a presença do Embaixador Alfredo Dombe, representando a Embaixada de Angola na Espanha, acompanhado de Marlene Rodrigues Gomes e Sandra Gourgel, respectivas conselheiras de Imprensa e Cultura e do Setor Econômico. Os diplomatas expressaram sua satisfação pelo fato de uma universidade internacional do país africano ter sido reconhecida em um importante concurso global espanhol.
Além disso, por meios telemáticos, o Diretor de Comunicação da UNIC, Bernardo Chissende, agradeceu o prêmio desde Cuito: «Aqui, no coração da Angola, há dois anos transformamos um antigo campo minado da guerra civil em um verdadeiro campus de conhecimento, em um esforço conjunto de angolanos, espanhóis e ibero-americanos. Chissende encerrou seu discurso descrevendo a Universidade Internacional do Cuanza como “o lar da língua espanhola no coração da África”.
Os Prêmios Archiletras, dirigidos pelo jornalista Arsenio Escolar, distinguem indivíduos, coletivos, entidades e instituições que, nos termos do prêmio, «significaram no ano imediatamente anterior à convocação seus méritos na promoção, apoio, pesquisa, desenvolvimento da língua espanhola ou de algumas das outras línguas em contato com o espanhol em qualquer uma de suas áreas territoriais».
No caso daUNIC, o júri, formado por personalidades com experiência comprovada no campo da cultura, da língua e da literatura, valorizou o fato de ser a primeira universidade africana de iberofonia – de língua espanhola e portuguesa – com projeção ibero-americana e pan-ibero-americana. Dessa forma, os alunos adquirem competências bilíngues aprendendo espanhol desde o primeiro ano e interagindo com professores de língua espanhola durante toda a formação. Além disso, a UNIC contribui para a disseminação da cultura espanhola no coração de Angola, um país importante na África.
Por sua vez, a UNIC é o pilar africano de um sistema triangular de intercâmbio presencial de estudantes, pesquisadores e professores que, especialmente por meio da língua espanhola, conecta a África -UNIC- com a Espanha -UNEATLANTICO, Santander- e, em breve, com a América Latina -Universidade de La Romana (UNIROMANA), na República Dominicana.
Novo reconhecimento após a apresentação ao Rei e à Rainha da Espanha
O Prêmio Archiletras de Universidade do Ano representa um novo marco no reiterado reconhecimento no mais alto nível institucional ao trabalho da FUNIBER e sua rede universitária. Neste sentido, em fevereiro, os Reies da Espanha Felipe VI e dona Letizia assistiram durante a visita de Estado a Angola a uma apresentação da UNIC e a a inauguração de uma exposição com dois colecionadores do gênio espanhol Joan Miró, pertenecentes à Obra Cultural conjunta da FUNIBER e UNEATLANTICO. Duas outras exposições recentes da referida Obra Cultural, desta vez realizadas no Canadá, contaram com a presença dos presidentes do Congresso e do Senado espanhol, Meritxell Batet e Ander Gil.
Por outro lado, o Sistema Iberoamericano Intergovernamental convocou a FUNIBER para participar, como convidada especial, da recente XXVIII Cumbre Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo realizada em Santo Domingo, República Dominicana, o que constituiu destacado referendo para as atividades de educação, cultural, social e científica da Fundação, especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa.
Além disso, o trabalho universitário e a rede da FUNIBER foram recentemente endossados por pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, que já inaugurou a Universidade Internacional do Cuanza e reiterou em fevereiro deste ano a importância do centro para seu país. Da mesma forma, o presidente da República Dominicana, Luis Abinader, há apenas algumas semanas, deu o oprimeiro lançamento da UNIROMANAa nova universidade que a FUNIBER e a UNEATLANTICO estão construindo no Caribe.