O professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), doutor F. Álvaro Durántez Prados, realizou visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, com o objetivo de articular ações com países ibero-americanos e lusófonos.
No dia 27 de julho, o professor da Universidad Europea del Atlántico, dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, e a directora da Delegação da FUNIBER em Portugal, e professora da Universidade Autónoma de Lisboa, dra. Nancy Elena Ferreira Gomes, visitaram a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.
A visita contou com a recepção de membros do Secretariado Executivo, principal órgão executivo da CPLP, nomeadamente, pelo secretário executivo, Zacarias Albano da Costa, pelo director-geral, Armindo de Brito Fernandes, pela assessora política e diplomática, Ana Paula Tuavanje Elias, e pelo director de Acção Cultural e Língua Portuguesa, João Ima-Panzo.
Este encontro, considerado da máxima importância pelas partes, dá início a um processo de aproximação colaborativa orientado por objectivos claros que passam pela articulação de dois espaços naturalmente afins, ibero-americano e da lusofonia, e que constituem todo o espaço da iberofonia.
Prevê-se a assinatura de um Acordo Quadro que contemple entre as áreas de intervenção conjunta, o Ensino Superior, Tecnologia, a Cultura, e as Línguas. Nesta ocasião, o secretário executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, falou sobre a necessária e inevitável aproximação dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, e destacou a contribuição da UNEATLANTICO como agente construtivo desta relação, destacando a Cátedra FUNIBER de Estudios Iberoamericanos y de la Iberofonía, dirigida pelo professor Álvarez Durántez Prado.
Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
A CPLP nasce em 1996, e constitui o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Do ponto de vista geográfico, a área do globo terrestre ocupada pelos nove Estados-membros da CPLP é muito vasta. São 10 742 000 km2 de terras, 7,2 por cento da terra do planeta (148 939 063 km2), espalhadas por quatro Continentes – Europa, América, África, Ásia.