Reitor da UNEATLANTICO apresenta o projeto de uma segunda residência à Presidente da Cantábria

30 ago 2023
Reitor da UNEATLANTICO apresenta o projeto de uma segunda residência à Presidente da Cantábria

Rubén Calderón, reitor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), reúne-se com a Presidente da Cantábria, María José Sáenz de Buruaga, e com o Ministro Regional da Educação, Sergio Silva.

No âmbito das reuniões periódicas que a UNEATLANTICO mantém com as instituições da Cantábria, Rubén Calderón reuniu-se com a presidente regional, María José Sáenz de Buruaga, em que lhe falou sobre o projeto de uma nova residência estudantil destinada a aumentar o número de vagas de alojamento disponíveis.

Nesse sentido, o projeto responde ao aumento constante de alunos e ao consequente aumento das necessidades de moradia geradas pelo sucesso da UNEATLANTICO, em que milhares de alunos cursam as 15 graduações oficiais e os inúmeros cursos de pós-graduação oferecidos. A nova instalação, por outro lado, exigiria um investimento financeiro significativo e a instituição está considerando diferentes locais para sua futura construção. De qualquer forma, essas segundas acomodações seriam adicionais às já existentes Residência UNEATLANTICO, que já abriga centenas de estudantes, com o objetivo de “fazer a universidade crescer e fazer a Cantábria crescer”, de acordo com Calderón.

Após a reunião, o reitor e o presidente destacaram a “boa harmonia” existente entre a Universidade e o executivo cantábrico, que faz parte das relações institucionais frutíferas e regulares que a UNEATLANTICO mantém desde sua criação com as autoridades regionais. Nesse contexto, Sáenz de Buruaga destacou que o projeto da nova residência estudantil poderia contribuir para “internacionalizar ainda mais” o ambiente universitário na Cantábria e transformar a comunidade autônoma em um “centro nevrálgico para novos projetos acadêmicos transnacionais”.

Nesse sentido, Buruaga afirmou que os projetos futuros da UNEATLANTICO destacam a “importância de sua dimensão e projeção na hora de atrair estudantes de outras partes do país e, especialmente, da área internacional em que a FUNIBER está presente”, em referência à rede de colaboração global da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), da qual a UNEATLANTICO participa.

Assim, o presidente regional destacou o alto índice de alunos estrangeiros, com cerca de um terço de alunos estrangeiros em programas de graduação e mais da metade em programas de mestrado. Buruaga enfatizou que os alunos da UNEATLANTICO atuam como “embaixadores” da Cantábria no exterior, bem como o papel do espanhol como um “elo comum” para os numerosos alunos da América Latina.

Da mesma forma, a presidente regional afirmou que espera que o capital humano altamente qualificado e o talento que forma a UNEATLANTICO escolham a Cantábria para desenvolver seus futuros projetos de trabalho e, dessa forma, contribuam para uma maior atração de projetos produtivos e investimentos no tecido empresarial cantábrico.

Reunião com o Ministro Regional da Educação

O Reitor Rubén Calderón também se reuniu com o Ministro Regional da Educação, Formação Profissional e Universidades, Sergio Silva, em um primeiro contato em que discutiram questões gerais que afetam a estrutura universitária e sua regulamentação, bem como questões específicas que afetam diretamente a UNEATLANTICO, “um ativo para promover o desenvolvimento e o equilíbrio regional”, conforme observado pelo conselheiro.

Nesse sentido, Silva indicou que o Ministério Regional da Educação oferece sua total colaboração para “continuar avançando juntos” e contribuir para que a UNEATLANTICO continue tecendo uma rede de conhecimento que beneficie a Cantábria e amplie sua oferta universitária. A reunião, que ambas as partes descreveram como muito cordial, também contou com a presença da Diretora Geral de Universidades e Política Universitária, Marta Pascual.

Por sua vez, Rubén Calderón enfatizou a importância de poder desenvolver projetos de colaboração conjunta que beneficiem a comunidade autônoma e destacou o fato de que a UNEATLANTICO tem 15 bacharelados e 16 mestrados em 5 ramos do conhecimento.

A autoridade acadêmica lembrou a importância da UNEATLANTICO e seu caráter internacional, destacando que ela representa uma porcentagem muito significativa dos estudos e estudantes universitários na Cantábria, bem como a alta taxa de estudantes internacionais.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.