Alunos das graduações em Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas da Universidad Europea del Atlántico puderam ver em primeira mão como é transmitido um programa de rádio da COPE Cantábria. Nessa ocasião, os jornalistas Cristina Jimeno e Jaime del Olmo apresentaram a revista local do canal no auditório do campus, em um programa que contou com a participação de alguns membros da comunidade universitária.
O espaço, cuja primeira parte pode ser ouvida aqui, foi aberto com a intervenção do reitor, Rubén Calderón, que explicou ao público alguns dos detalhes e particularidades da UNEATLÂNTICO apenas alguns dias após a cerimônia de abertura do novo ano acadêmico. Em primeiro lugar, ele agradeceu ao COPE por sua presença no campus, lembrando que em julho passado completou-se uma década do nascimento da universidade: “É uma trajetória de dez anos que nos trouxe até aqui, o que não é diferente do que temos dito nos últimos dez anos sobre o objetivo desta universidade. Esse projeto agora é uma realidade.
Também destacou a oferta acadêmica da UNEATLANTICO e sua natureza complementar, gerando novas oportunidades para reter talentos na região: “15 cursos que oferecem uma alternativa para os estudantes da Cantábria, para que eles não sejam obrigados a sair para estudar Psicologia, Atividade Física e Ciências do Esporte, Nutrição Humana e Dietética ou Jornalismo entre outras graduações”.
Por outro lado, Calderón destacou o multiculturalismo da universidade graças à sua capacidade de atrair alunos de diferentes partes do mundo: “Mais de 10% dos alunos de nossos cursos vêm de outras partes da Espanha e mais de 30% são internacionais, que fazem todo o curso na Cantábria e permitem que os locais vivam em uma sala de aula mais globalizada com alunos de toda a América, África e Ásia, o que os familiariza com o mundo do trabalho que encontrarão no futuro”.
Depois de falar alguns minutos sobre a atualidade da região, Cristina Jimeno e Jaime del Olmo conversaram com Manuel Masías, diretor da Escola Politécnica, que estava acompanhado por telefone por Laro Ganzo, engenheiro de computação formado pela UNEATLANTICO e que atualmente trabalha como Workday Integrations Specialist em PwC Espanha.
O professor, que também dirige o curso de Engenharia da Computaçãofalou, entre outras coisas, sobre inteligência artificial e sua aplicação na educação: “Na universidade, desde os primeiros esboços de IA generativa, começamos a analisar como integrá-la à vida acadêmica cotidiana. Sua inclusão gera expectativas e dúvidas em igual medida, e estamos envolvidos em sua construção.
Masías também falou ao público sobre a existência das bolsas de estudo PROFER, que permitem que vários alunos aprendam trabalhando em diferentes departamentos da universidade: “Fala-se muito sobre a lacuna entre um recém-formado e sua entrada no mercado de trabalho. Queríamos antecipar esse período de indução e abrimos as portas para que as empresas integrassem o mundo dos negócios à universidade. Oferecemosaos alunos a possibilidade de ter estudos pagos e, ao mesmo tempo, participar de iniciativas reais, com empresas reais, projetos reais, como um complemento à parte educacional em que eles colocam em prática o que aprendem em sala de aula”.
Meio-dia
Na segunda parte do programa, Vanesa Gancedo, diretora do Centro Empresa Universidad (CEMU)forneceu uma visão geral detalhada da gestão que eles implementam em relação aos estágios externos para os alunos, que impulsionam e fortalecem sua empregabilidade. “A universidade está firmemente comprometida com a empregabilidade e com a promoção de estágios como uma forma de os alunos conhecerem e aplicarem seu futuro profissional o mais cedo possível”, disse. A esse respeito, o diretor da CEMU destacou que a universidade tem acordos com mais de 1.250 empresas de vários setores para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de realizar estágios. Gancedo também foi responsável por apresentar o próximo aluno a participar, Sol Torralba, aluno formado em Engenharia de Organização Industrial e também em Administração e Gestão de Empresas, que atualmente trabalha como Sales Rep Manager SEM (Sul da Europa e Marrocos) na Xpo Logistics Europe .
Também participou do programa Álex García, jornalista e graduado pela Universidad Europea del Atlánticoque atualmente trabalha como editor e narrador para a Rede COPE, relembrou seus dias no campus.
Para encerrar a transmissão de Herrera em COPE e Medi-dia Cantábria, Cristina Jimeno e Jaime del Olmo deram lugar a El Avispero, um momento de debate no qual Sofía Gómez e Mario Villoria, alunos do quarto ano de Administração e Direção de Negócios. Os alunos discutiram os hábitos de consumo de mídia dos jovens, os canais pelos quais eles acessam informações, a influência dos streamers nesse processo e, por fim, suas metas e aspirações durante o período em que estiverem na Universidad Europea del Atlántico.