A professora Ana Visiers foi nomeada pelo Conselho de Reitoria como a nova diretora acadêmica dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Comunicação Audiovisual da Universidad Europea del Atlántico.
Ana Visiers tem uma longa carreira profissional e acadêmica. É PhD com Prêmio Extraordinário em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madri e graduada em Comunicação Audiovisual pela Universidad de Navarra. Além disso, especializou-se em produção do cinema e da publicidade, o que lhe permitiu desenvolver uma sólida experiência nesses campos.
Nesse sentido, tivemos a oportunidade de conversar com a nova diretora acadêmica sobre as funções que ela desempenhará após sua nomeação.
- Por que você escolheu a UNEATLANTICO?
Nos últimos sete anos, morei em Madri e, há um ano, decidi vir para a Cantábria para morar com minha família. Gostei da UNEATLANTICO por causa do rigor acadêmico, das instalações e dos colegas, bem como dos cursos ministrados. Também achei a internacionalidade enriquecedora.
- Quais são os objetivos do programa de graduação em Comunicação?
Um dos principais objetivos é formar os alunos para que se tornem bons profissionais no campo da comunicação. Este é um mundo que muda rapidamente e, portanto, é necessário prepará-los para estarem sempre atualizados, mantendo seus critérios. Além disso, também é essencial para nós, ajudá-los a adaptar-se ao mercado de trabalho.
- Como você se mantém atualizada com as tendências atuais em mídia e comunicação para garantir que o currículo esteja atualizado?
A forma de manter contato é manter boas relações com as empresas e as diferentes associações de imprensa, agências de publicidade, associações de realizadores de cinema… É assim que se mantêm sempre atual. Por outro lado, também tentam apresentá-los a profissionais em atividade para que compartilhem suas experiências.
- Quais são as oportunidades de estágio para os alunos de Comunicação e como isso é facilitado?
Em termos de oportunidades de experiência de trabalho, o escritório de orientação do CEMU os ajuda a encontrar a melhor opção para suas preferências. Temos 1200 acordos com empresas, o que facilita uma oferta contínua, incentivando assim os alunos a serem proativos.
- Como a universidade incentiva a participação dos alunos em atividades extracurriculares relacionadas à comunicação?
No primeiro dia, a primeira coisa que eu disse aos meus alunos do primeiro ano foi que eles deveriam aproveitar ao máximo seus anos na universidade com todas as atividades extracurriculares, pois isso faz parte da experiência e da formação.
No primeiro ano, a maioria das pessoas entra com um currículo vazio e é preciso completá-lo, seja com esportes, voluntariado, participação em palestras, etc. No caso dos cursos de Comunicação, você também pode aproveitar a oportunidade de criar um podcast no estúdio de rádio. Afinal de contas, você não sabe de onde virá a fonte de inspiração.
- Que tipo de recursos tecnológicos e laboratórios de comunicação estão disponíveis para os alunos?
Com relação às instalações da UNEATLANTICO, é relevante mencionar que a área de Comunicação conta com recursos excepcionais, como o aparelho de televisão e o estúdio de rádio, que estão disponíveis para todos os alunos da Universidade.
- Como é avaliado o sucesso dos graduados em programas de Comunicação em termos de empregabilidade e realização profissional?
Acredito que um dos parâmetros para medir a satisfação de nossos alunos é a empregabilidade. Depois de estudar, espera-se poder exercer sua profissão, e esse é o caso de nossos alunos. Um exemplo claro é o fato de que muitos alunos do primeiro ano expressaram que uma das razões pelas quais escolheram a UNEATLANTICO é que pessoas que eles conhecem já conseguiram emprego depois de se formarem nessa universidade.
- Que conselho você daria aos futuros alunos interessados em seguir uma carreira no campo da comunicação?
O conselho mais valioso que eu daria a eles seria agir como esponjas desde o início: acompanhar as notícias, ir ao cinema, sintonizar o rádio e manter um fluxo constante de informações. Além disso, é essencial que eles se esforcem e dediquem tempo à leitura, pois isso os capacitará a se tornarem excelentes jornalistas, publicitários ou cineastas no futuro.