A Dra. Vanessa Yélamos, docente da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), profere a conferência intitulada “Os riscos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes: cyberbullying, despersonalização, imediatismo e intimidade online”, organizada pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e pelo Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ), juntamente com a UNEATLANTICO, a Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México), a Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB), a Universidad de La Romana (UNIROMANA) e a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (UNINCOL).
A conferência acontecerá on-line na próxima quinta-feira, 19 de outubro. O evento pretende abordar profundamente o complexo quadro que envolve o impacto das redes sociais na saúde mental da população infantojuvenil.
Num contexto em que a conectividade digital se tornou parte integrante da vida dos jovens, a conferência pretende examinar de forma abrangente a influência das redes sociais em vários aspectos da saúde mental dos adolescentes. Temas cruciais como cyberbullying, despersonalização, imediatismo e intimidade online serão analisados em profundidade.
Um dos aspectos mais preocupantes que serão abordados nesta conferência é o cyberbullying, um fenómeno que tem aumentado em frequência e gravidade com o surgimento das plataformas digitais. Além disso, serão investigados outros riscos associados ao uso de redes sociais, como sexting e roubo de identidade. Isto é particularmente relevante dada a crescente acessibilidade das redes sociais em idades jovens e a falta de limites ou controlos eficazes sobre a sua utilização.
A Royal Society for Public Health, em seus estudos de 2019, já havia constatado que as redes sociais exercem uma influência significativa na saúde mental da população adolescente, desencadeando transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, distúrbios do sono, distúrbios de imagem corporal e casos de cyberbullying em todo o mundo.
A conferência não se limitará a expor os problemas, mas também fornecerá uma série de recomendações no sentido de promover o uso responsável e ético das redes sociais pela população infantojuvenil. Este é um esforço conjunto de participação ativa entre instituições como a FUNIBER e o OIJ, que demonstra o compromisso global com a proteção e o bem-estar dos jovens na era digital.
Esta conferência insere-se no novo programa de Especialização em Intervenção em cibercomportamentos de risco na etapa infantojuvenil, que aborda, numa perspetiva de ação, os problemas que mais afetam crianças e adolescentes em todo o mundo; colocando em risco a saúde mental, psicoemocional e física das vítimas. É sobre bullying e cyberbullying. Este programa é promovido pela FUNIBER por meio da rede universitária com a qual colabora.
Para assistir a conferência, acesse o canal de YouTube de la OIJ quinta-feira, 19 de outubro, às 18h (Espanha) (UTC+2).