O auditório da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) recebe conferência para os alunos do curso de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD), ministrada pelo Dr. Nuno Leite, renomado pesquisador da Universidad de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal.
A conferência, intitulada “Talent Identification and Development in Sport Performance” tem girado em torno da identificação e desenvolvimento de talentos na área esportiva. O Dr. Nuno Leite, em sua apresentação principal, explorou os diferentes fatores que influenciam a detecção de talentos. Aprofundou-se nos erros comuns cometidos em muitos clubes esportivos.
Também enfatizou a importância de realizar uma avaliação adequada da idade biológica e de conhecer os principais indicadores de desempenho (KPIs) específicos de cada esporte, seja em nível físico, técnico-tático ou outro. Além disso, apresentou a nova pesquisa que está liderando sobre o conceito de biobandagem, uma tendência crescente no desenvolvimento de academias juvenis e estágios de iniciação esportiva. Essa metodologia busca otimizar e igualar o desempenho e o processo esportivo desde cedo, levando em conta o grau de maturidade e a idade biológica dos atletas.
Por outro lado, foram apresentados exemplos magistrais de como todo esse conhecimento foi aplicado na cidade de Vila Real (Portugal). Foi aí que foi criado o “Talentódromo”, um centro de tecnificação que trabalha com atletas desde cedo para aprimorar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos. O objetivo é obter um salto de qualidade a partir do estágio de tecnificação (a partir dos 12-13 anos de idade).
Para encerrar o dia, foi realizada uma mesa redonda na qual os alunos da UNEATLÂNTICO tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre a aplicação desses conceitos em contextos com menos recursos. O Dr. Leite compartilhou diferentes estratégias e ferramentas para incentivar os alunos a aplicar esse conhecimento em seus futuros contextos profissionais.