O professor Josep Alemany foi nomeado pelo Conselho do Reitor como o novo diretor acadêmico da Graduação em Educação Primária e do Mestrado Universitário em Formação de Professores para Educação Secundária Obrigatória e Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Idiomas.
Josep Alemany possui uma extensa carreira profissional e acadêmica no mundo da educação, com mais de 25 anos como professor de escola primária e membro de equipes de gestão. É doutorando em Educação, mestre em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais e atualmente é coordenador do projeto TA Erasmus + Educação Digital liderado pela UNEATLANTICO.
Além de sua formação acadêmica, Alemany é formado em Educação Primária e tem diploma em Ensino com especialização em Educação Física. Para fortalecer ainda mais seu perfil, ele concluiu um MBA em Gestão Esportiva e obteve o título de Técnico Esportivo Sênior em Basquetebol, além de ter a distinção de Treinador Sênior de Basquetebol.
No mundo do basquete, Alemany tem uma carreira de 35 anos, incluindo a direção técnica das seleções espanholas juvenis femininas, equipes regionais, clubes e escolas esportivas. Nesta ocasião, nós o conhecemos em profundidade.
- Antes de mais nada, qual é sua experiência anterior na área de educação primária?
Minha primeira experiência como estudante não foi particularmente positiva, mas a partir desse primeiro contato com a educação, surgiu em mim o desejo de ir para a universidade e formar futuros professores. Sou professor do ensino fundamental há 25 anos em duas escolas. Em ambos os casos, me especializei em educação física e, além disso, no segundo instituto, assumi a função de tutor, o que enriqueceu ainda mais minha experiência de ensino.
- O que essa indicação significa para você em termos profissionais e pessoais?
Sinto-me muito feliz por ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com futuros professores. Acima de tudo, por ter a possibilidade de transmitir aquilo em que acredito, com o objetivo de ajudá-los a descobrir se querem ser professores e a ser o mais competente possível na profissão de professor.
- Nesse sentido, o que pode nos dizer sobre as funções e tarefas que desempenhará como diretor acadêmico?
As tarefas que realizo são variadas. Além de lecionar disciplinas de graduação, tenho a sorte de trabalhar com excelentes colegas em todas as áreas da vida universitária, a quem ajudo coordenando e auxiliando-os para obter o melhor funcionamento possível dos cursos de bacharelado e mestrado. O objetivo é garantir que o aluno esteja no ambiente certo, receba cuidados de qualidade e tenha uma experiência satisfatória.
- Quais são seus principais objetivos ao assumir esse cargo?
Como mencionei anteriormente, meu objetivo é ajudar os alunos a descobrir se querem se tornar professores e, se for o caso, orientá-los nesse caminho, mantendo o profissionalismo e incentivando seu desenvolvimento para que seja o mais competente e motivado possível.
- Qual é a sua visão para o futuro do programa de Educação Primária desta universidade?
Um dos principais desafios é aumentar o número de alunos que escolhem a UNEATLANTICO como sua primeira opção para a formação de professores. Conseguiremos isso mantendo a qualidade do ensino, que é nossa garantia, e combinando-a com iniciativas metodológicas e pedagógicas nas quais estamos trabalhando para nos tornarmos um centro universitário de referência no campo da educação.
- Quais são as oportunidades de estágio profissional para alunos do Ensino Básico e como é facilitada a sua procura?
Os estágios externos são realizados em instituições educacionais, de acordo com as normas estabelecidas pelo CEMU, em que fornecemos suporte e orientação para garantir seu correto desenvolvimento. Também estamos trabalhando na promoção de programas Erasmus e no estímulo a oportunidades de estágio em nível europeu.
- Como você planeja enfrentar os desafios atuais no ensino fundamental, como a tecnologia na sala de aula e a diversidade dos alunos?
Um dos objetivos centrais do programa de graduação é incutir nos alunos e futuros professores a importância do respeito, tanto por si mesmos quanto pelos outros, abrangendo conceitos de inclusão e relacionamentos interpessoais. Além de fazê-los entender a importância das mudanças tecnológicas na sociedade atual, ajudando-os a conhecê-las e a saber como implementá-las adequadamente dentro da estrutura educacional da LOMLOE.
- Há alguma iniciativa ou projeto específico que gostaria de implementar no programa do Ensino Básico?
Nosso foco é enriquecer nossa oferta atual, criando ambientes onde os alunos possam empregar metodologias ativas e novas tecnologias, modeladas nas salas de aula do futuro. Além disso, temos o compromisso de fortalecer as experiências internacionais de nossos alunos por meio do programa Erasmus. Paralelamente, estamos trabalhando para promover conferências e atividades com figuras de destaque no campo da educação, tanto local quanto nacionalmente.
- Que conselho você daria aos futuros alunos interessados em seguir uma carreira no campo da educação?
Nosso principal objetivo é que os alunos considerem a UNEATLANTICO como sua primeira escolha para descobrir seu caminho profissional, forjar sua educação e ajudá-los a alcançar tudo o que precisam para se realizarem profissionalmente e dar às próximas gerações o que precisam para serem felizes.