Os parceiros do projeto Erasmus Plus Digital Lab for Education in Dietetics combining Experiential Learning and Community Service (E+DIETing_LAB), liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO), reuniu-se nos dias 28 e 29 de setembro na AP Hogeschool Antwerpen em Antuérpia (Bélgica), a fim de aperfeiçoar o protótipo da plataforma digital de autoaprendizagem, que corresponde ao primeiro resultado do projeto.
Junto com a UNEATLANTICO, as seguintes instituições europeias também participam do projeto E+DIETing_LAB: a Universidad de Valladolid (Universidade de Valladolid, UVA) na Espanha, St. Pölten University na Áustria, a Universidade do Porto em Portugal, AP Hogeschool Antwerpen, na Bélgica e Jan Kochanowski University (UJK) na Polônia.
Durante a conferência, os parceiros se concentraram na implementação de melhorias no primeiro resultado: uma plataforma de aprendizado experimental com um paciente virtual em que o aluno precisa adivinhar a patologia e os problemas dietéticos e nutricionais do paciente. A mesma ferramenta será útil para os nutricionistas que desejam aprimorar suas habilidades.
Essa plataforma integrará cinco bots diferentes em cinco idiomas. O bot ensina o aluno de nutrição e dietética a realizar um processo de triagem clínica de forma on-line/interativa. Esses bots oferecem os seguintes casos: Gastroenterologia, Diabetes mellitus tipo 1, doenças cardiovasculares e diabetes, obesidade e doenças renais. Cada bot terá um questionário relacionado ao campo da nutrição e uma pesquisa final para descobrir a experiência do usuário.
Os parceiros perceberam alguns bugs nos bots depois de testá-los com alunos e professores em suas instituições. Após os testes internos, espera-se que as atividades piloto com os alunos comecem em dezembro próximo.
Durante a reunião transnacional, Kilian Tutusaus, professor da UNEATLANTICO, fez uma apresentação do segundo produto intelectual a ser desenvolvido, uma clínica virtual, em que o aluno poderá, neste caso, interagir com um paciente real, supervisionado por um professor. Para concluir, os parceiros discutiram a organização de futuros eventos multiplicadores para aumentar a conscientização sobre o progresso do projeto entre o público-alvo. Aspectos relacionados à comunicação e à gestão financeira também foram discutidos.
O projeto E+DIETing_LAB, que teve início no ano passado, é financiado pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE, a agência espanhola do programa europeu Erasmus +). Seu objetivo é melhorar a formação prática em educação alimentar e promover uma abordagem de aprendizagem comunitária/serviço relacionada à nutrição e aos hábitos saudáveis como responsabilidade social da universidade.
Os parceiros lançaram recentemente um novo newsletter sobre o projeto, que está disponível no seguinte link. Os interessados em saber mais sobre esse projeto podem consultar o site do projeto em website ou em suas redes sociais.
* Aviso legal: O presente projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação (comunicação) é de responsabilidade exclusiva de seu autor. A Comissão não é responsável por qualquer uso que possa ser feito das informações contidas neste documento.