Alunos do quarto ano dos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) realizaram uma visita às instalações do El Diario Montañés. O objetivo é obter uma visão mais profunda do trabalho diário da equipe editorial do diretor de imprensa da Cantábria.
A nova diretora acadêmica dos cursos de Comunicação, Ana Visiers, acompanhou os alunos, que foram recebidos por Aser Falagán, professor da UNEATLANTICO e chefe da seção de Esportes do El Diario Montañés.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar em primeira mão como o trabalho jornalístico é realizado no jornal. Eles também puderam interagir com os jornalistas e aprender em primeira mão sobre suas experiências e conselhos sobre a profissão.
Marcos Menocal, editor de esportes do jornal e apresentador do programa “El alargue”, enfatizou que o jornalismo está em um momento de transição devido ao avanço da Internet e à demanda por informações instantâneas. Por isso, ele disse que, embora o papel ainda seja importante e lucrativo, é necessário se adaptar a novas formas de comunicação.
Lola Gallardo, jornalista e editora do El Diario Montañés, também compartilhou sua experiência com os alunos. Gallardo é coordenador da edição digital do jornal, professor da UNEATLANTICO e presidente da Associação de Jornalistas da Cantábria. Recentemente, foi nomeada terceira vice-presidente da Federação das Associações de Jornalistas da Espanha.
Gallardo explicou que o site do jornal é atualizado diariamente nas primeiras horas do dia. Também enfatizou que, na esfera digital, as decisões são tomadas rapidamente e a importância de cada notícia é avaliada em tempo real.
Quanto às qualidades que valoriza nas pessoas que trabalham com ela, Gallardo enfatizou a curiosidade, o faro para as notícias e o trabalho árduo. Também declarou que busca iniciativa e paixão pelo que faz em sua equipe. “Apesar do estresse e do nervosismo envolvidos no trabalho diário na web, a satisfação de um trabalho bem feito é muito gratificante”.
Em termos de conselhos para os alunos, Gallardo enfatizou a importância de se especializar na área em que desejam trabalhar, dominar as ferramentas digitais e ter paixão pelo trabalho.
Por fim, Álvaro G. Polavieja, editor e chefe de mídia social do El Diario Montañés, compartilhou sua perspectiva com os alunos, mencionando a importância de se adaptar às mudanças tecnológicas e de se concentrar no jornalismo digital. Também recomendou aprender sobre jornalismo de dados, uma especialidade em crescimento.