A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) iniciará um novo curso semipresencial Expert Universitário em Readaptação de Lesões Esportivas, em fevereiro de 2024. O diretor, Dr. Carlos Lago, que também coordena o curso de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD), falou sobre os detalhes.
Qual é a lógica por trás da criação desse programa?
A criação desse programa de Expert Universitário em Readaptação de Lesões Esportivas tem sua origem no objetivo de oferecer oportunidades de trabalho para os alunos da UNEATLANTICO. A readaptação esportiva surgiu há duas décadas e, nos últimos anos, teve um crescimento significativo como uma profissão estável, com aplicações em clubes esportivos, academias, centros esportivos e até mesmo na prática independente.
No campo da prevenção e readaptação, a universidade identificou a necessidade de fornecer aos alunos as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho. Por esse motivo, há alguns anos, foi tomada a decisão de criar um curso de especialização em reabilitação que permitisse aos alunos aprofundar seus conhecimentos no tratamento de uma ampla gama de patologias e lesões esportivas, preparando-os de forma mais sólida e completa para essa área profissional empolgante e crescente.
Qual é a principal metodologia usada para o ensino e o desenvolvimento de habilidades no campo da reabilitação de lesões esportivas?
A metodologia do curso é apresentada em um formato de aprendizado combinado altamente enriquecedor. Parte do estudo é realizada on-line, oferecendo uma variedade de conteúdo, palestras e aulas ao vivo por pesquisadores e preparadores físicos com presença global. A teoria será então colocada em prática nas instalações da universidade, incluindo laboratórios e o ginásio. Aqui, serão realizadas sessões mais intensivas, proporcionando a oportunidade de trabalhar com atletas, explorar protocolos de progressão e aplicar o conhecimento adquirido de forma prática.
Quais competências os alunos adquirem ao final do programa?
Os alunos concluirão esse programa adquirindo as competências essenciais relacionadas à readaptação. Eles foram cuidadosamente projetados para incluir a capacidade de avaliar indivíduos com lesões, aplicar uma ampla gama de protocolos de avaliação funcional para analisar a localização e a gravidade da lesão e realizar intervenções eficazes tanto no tecido lesionado quanto no próprio atleta, com o objetivo de restaurar o condicionamento físico anterior à lesão e até mesmo melhorá-lo.
Nesse contexto, como o currículo é organizado e estruturado?
O currículo foi finalmente configurado em torno de duas disciplinas, cada uma com 6 créditos. A primeira se concentra em uma compreensão mais profunda dos fatores que causam lesões, que podem incluir músculos, tendões, ligamentos e ossos. Também fornece aos alunos as ferramentas necessárias para pesquisar e obter informações sobre lesões menos comuns, dada a vastidão do mundo das lesões. Essa disciplina também oferece formação geral nas etapas envolvidas no processo de reabilitação, desde o trabalho com profissionais da área médica até fisioterapeutas e graduados nesse campo.
A segunda disciplina concentra-se em protocolos de readaptação específicos para os principais grupos de lesões: musculares, tendinosas, ligamentares e ósseas.
Além disso, os alunos devem realizar um projeto final com uma abordagem aplicada, visando a uma lesão específica.
Quem são os profissionais que compõem o corpo docente do programa e quais são suas credenciais no campo da readaptação de lesões esportivas?
Haverá professores do porte de Manu Crespo, que trabalhou no campo da readaptação com jogadores de futebol de todo o mundo e com outros esportistas de alto nível, e Rafael Selles, que trabalha na Clínica Colmun, um dos mais prestigiados centros de reabilitação esportiva da Cantábria. Também haverá webinars com preparadores físicos que estão espalhados pelo mundo, como Pilar Hueso (Juventus de Turín), que serão anunciados em breve.
A coordenação e a organização do curso de especialização estão nas mãos de Roberto Cabielles e Florent Osmani, que são ex-alunos da UNEATLANTICO e receberam formação especializada nessa área. Ambos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do cronograma e no desenvolvimento de parte do conteúdo do curso.
Então, quais são as oportunidades e os planos de carreira disponíveis para os formandos desse programa?
Os graduados desse programa têm várias oportunidades de carreira, incluindo trabalho como fisioterapeuta esportivo. Essa função tem sido cada vez mais procurada por empresas, clubes esportivos e centros multidisciplinares. Não se limita apenas ao preparo físico para perder um percentual de gordura, mas também abrange uma parte significativa da população que busca melhorar seu condicionamento físico e enfrenta desafios como hérnias ou lesões anteriores com desconforto latente. É nesse ponto que um especialista em reabilitação pode fazer a diferença e ajudar esses indivíduos a dar um salto significativo em sua qualidade de vida e desempenho físico.
Por fim, por que um aluno deve optar por esse programa de Expert Universitário em Readaptação de Lesões Esportivas da UNEATLANTICO para concluir sua formação?
Os alunos devem considerar esse programa de formação porque seu formato intensivo de aprendizagem combinada permite que eles adquiram as competências fundamentais para se tornarem retreinadores de qualidade em apenas um semestre. Essa opção é altamente complementar para aqueles que concluíram recentemente sua graduação ou estão nos primeiros anos de sua carreira profissional nesse campo.