A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) uniu-se à Prefeitura de Santander e à Fundação Telefônica para formar voluntários e monitores que se encarregarão de ministrar oficinas destinadas a fortalecer as habilidades digitais da população, especialmente dos idosos.
O reitor da Universidad Europea del Atlántico, Rubén Calderón, participou na última terça-feira da assinatura de dois acordos de colaboração com a Prefeitura de Santander, representada pela prefeita Gema Igual, e com a Fundação Telefônica, representada por Joan Cruz, seu diretor de Relações Institucionais. Esses acordos possibilitarão a organização de oficinas de aprendizado sobre novas tecnologias na rede de centros cívicos da cidade.
Conforme detalhado na apresentação, essas oficinas serão ministradas por monitores dos centros cívicos e por estudantes voluntários da Universidad Europea del Atlántico, aos quais, previamente, a Fundação Telefônica proporcionará formação especializada no campo das novas tecnologias, graças à colaboração e ao conhecimento de seus Voluntários Telefônica.
A oferta de formação é voltada para o público em geral, mas especificamente para os idosos, pois oferece noções básicas para que esse grupo possa se comportar com solvência na esfera digital. A esse respeito, foi anunciado que o conteúdo se concentra em familiarizar os usuários com o uso e o manuseio de telefones celulares em geral, smartphones, aplicativos como o WhatsApp, além de fornecer instruções sobre segurança cibernética.
Os workshops estão programados para começar em dezembro e serão realizados nos dez centros cívicos que têm um telecentro, em cinco sessões de duas horas, uma vez por semana. Os interessados podem se inscrever nos centros cívicos onde os cursos são realizados.
Uma aliança benéfica para Santander
A prefeita agradeceu à Fundação Telefônica e à Universidad Europea del Atlántico por sua colaboração: “Essa é uma aliança para o benefício de Santander, e essas entidades estão sempre presentes quando você precisa delas”, observou.
Por sua vez, o reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, expressou sua satisfação em colaborar com essa iniciativa em benefício dos idosos. “Vivemos em um mundo global e digital, mas não nos esquecemos de onde viemos e o que nossos idosos representam”, disse ele.
Ele também lembrou que esse acordo de colaboração faz parte das atividades de ação social e cooperação para o desenvolvimento realizadas pela universidade por meio de seu Oficina de Cooperación y Acción Social (OCAS). Também participaram do evento a Conselheira de Bairros, Lorena Gutiérrez, o diretor da Telefônica na Cantábria, Joaquín González, e o diretor da Escola Politécnica da UNEATLANTICO, Manuel Masías Escuela Politécnica Superior de UNEATLANTICO, Manuel Masías.