O professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Aurelio Corral, realizou na semana passada a última de suas práticas na disciplina de Fisiologia do Esporte, na qual foram realizadas simulações em condições de ciclismo de grande altitude com alunos da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte.
“É uma prática em que simulamos as condições que um atleta encontrará na altitude e realizamos uma avaliação fisiológica para poder adaptar o estímulo de treinamento adequadamente”, explicou o professor Corral. A metodologia envolve o uso de uma máquina de hipóxia, fornecida pela empresa Macrociclo, que permite que os atletas sejam submetidos à pressão parcial de oxigênio até 8.000 metros acima do nível do mar, emulando assim as condições de algumas das montanhas mais altas do mundo.
Durante a prática, são feitos aumentos de altitude de 2.000 metros em 2.000 metros, enquanto são registrados diferentes valores fisiológicos, como frequência cardíaca, saturação parcial de oxigênio, níveis de lactato sanguíneo e percepção subjetiva de esforço, tudo na mesma intensidade de exercício.
O principal objetivo dessa prática, de acordo com o professor Corral, é “criar curiosidade e captar a atenção dos alunos para que eles possam tomar as decisões corretas ao trabalhar com atletas em condições de altitude, pois elas diferem significativamente das condições ao nível do mar”.
O professor destacou que essa metodologia é aplicada com esportistas de alto desempenho, como os ciclistas que participam de eventos da magnitude do Tour de France. “Trouxemos essa experiência única para os alunos em primeira mão para sua formação acadêmica no programa de graduação do CAFYD”, acrescentou.
O professor Corral está convencido de que esses estágios são fundamentais para o aprendizado dos alunos, e vivenciá-los em primeira mão os tornará inesquecíveis. “É uma experiência que faz a diferença e prepara nossos alunos para enfrentar os desafios no campo da fisiologia do esporte”, conclui.
Aurelio Corral, entre a UNEATLANTICO e o ciclismo de elite
Paralelamente ao seu trabalho como professor na Universidad Europea del Atlántico, Aurelio Corral trabalha com atletas profissionais, desempenhando um papel fundamental na melhoria de seu desempenho e na avaliação biomecânica. Corral é especialista em análise de dados, controle de carga e treinamento avançado de ciclismo, com foco no desempenho de contrarrelógio a partir de uma perspectiva de materiais e biomecânica. Isso o levou a trabalhar com algumas das principais equipes de ciclismo do mundo: ele fez parte da equipe de desempenho da UAE Emirates Team como técnico de biomecânica, trabalhando na análise de dados de equipamentos, biomecânica, treinamento e desempenho de contrarrelógio, e atualmente é technical manager da Astana Qazaqstan Team, concentrando-se em desenvolvimento, desempenho de contrarrelógio, materiais, biomecânica, aerodinâmica e treinamento. Aqui está uma entrevista sobre sua integração à equipe técnica da equipe Astana, e aqui ele nos contou sobre sua experiência na Vuelta Ciclista a España 2020, na qual participou como preparador do UAE.