A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), por meio da gestão da Oficina de Cooperación y Acción Social (OCAS), recebe a visita da organização humanitária sem fins lucrativos Cáritas Santander, representada por Sara Puente Ramírez, responsável pelo voluntariado e formação.
O objetivo dessa visita foi fortalecer a colaboração com a Cáritas Santander e explicar os programas executados pela organização nos quais os estudantes universitários podem participar, seja como voluntários ou colaboradores em diferentes áreas. Esse relacionamento tem uma longa história e todos os anos a UNEATLANTICO colabora em todos os projetos e atividades desenvolvidas.
De acordo com a Cáritas, seu trabalho vai além do cuidado diário de pessoas em situações vulneráveis. Sua abordagem se concentra no fornecimento de cuidados holísticos, com base no respeito à dignidade, aos direitos e ao potencial de cada indivíduo. Seguindo esse modelo, a Cáritas está transformando sua abordagem de acompanhamento, afastando-se de um modelo assistencialista para promover o desenvolvimento e a autonomia das pessoas.
Durante a visita, foi dada ênfase ao trabalho dos voluntários, que é fundamental para o trabalho da Cáritas. Na Diocese de Santander, há um total de 360 voluntários, que trabalham em equipe com as 39 pessoas contratadas. Estão sempre abertos a receber novos voluntários para participar desse trabalho de solidariedade. Nesse sentido, os alunos foram convidados a participar do grupo de voluntários da UNEATLANTICO, no qual estão envolvidas a diretora de Relações Institucionais, Elena Palacio, e a aluna Sofía Gómez, que representam a OCAS e o grupo de voluntários da Universidade, respectivamente.
Se estiver interessado em conhecer os programas e projetos da Cáritas com os quais você pode colaborar, acesse-os pelo seguinte link.
Da mesma forma, a Cáritas destacou a importância de atitudes como a aceitação incondicional, a empatia e a autenticidade. Além disso, eles destacaram habilidades como escuta ativa, personalização, confronto e resposta empática para oferecer suporte eficaz e solidário.
Na Espanha, a confederação da Cáritas é formada por 70 organizações diocesanas da Cáritas espalhadas por todo o país. Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano integral das pessoas que acompanha. Na Diocese de Santander, há 62 instituições de caridade paroquiais e vários programas e projetos diocesanos.