O Museo Nacional de Antropología Dr. David J. Guzmán (MUNA) reúne as coleções “Os sonhos caprichosos de Pantagruel” (Los sueños caprichosos de Pantagruel) e “Os jantares de Gala” (Las cenas de Gala), em colaboração com a Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO e o Ministério de Cultura de El Salvador.
Essa exposição é um marco no mundo da arte e oferece uma oportunidade excepcional para mergulhar no universo surrealista de Dalí.
Por um lado, Os jantares de Gala é formado por 12 fotomontagens de Dalí inspiradas em uma visita ao restaurante Maxim’s de Paris. Por outro lado, Os Sonhos Caprichosos de Pantagruel é um conjunto de 25 litografias coloridas em papel japonês baseado na obra satírica e humanista do escritor francês François Rabelais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Mariemm Pleitez, Ministra da Cultura, Astrid Bahamond, Diretora Nacional de Museus e Salas de Exposição, Alejandro Herrera, Diretor Executivo da FUNIBER El Salvador e Danilo Villalta, Diretor do MUNA.
Salvador Dalí é considerado um dos principais representantes do movimento surrealista. Após a abertura oficial, foi oferecido um tour pelas magníficas obras, em que Astrid Bahamond narrou como o surrealismo busca desvendar as profundezas do irracional e navegar nas profundezas mais ocultas do inconsciente.
O tour foi seguido pelo tradicional brinde ao sucesso da inauguração dessas importantes obras. A exposição permitirá que milhares de salvadorenhos conheçam a arte e sua corrente surrealista, tendo perto de si as obras do maior representante do surrealismo e, sem dúvida, o artista que dominou essa corrente por muito tempo.
Este fato não só oferecerá a possibilidade de gerar cultura nacional, mas também abrirá a possibilidade a muitos jovens de acederem a obras de arte de alto nível e conhecerem de perto a sua grandeza, sendo esta uma ferramenta para motivar os jovens a despertar o seu interesse na arte e no amor à cultura e à identidade nacional.