No dia 10 de novembro, a Embaixada da Angola em Madri comemorou o 48º aniversário da independência do país com uma recepção oficial na capital espanhola, com a participação da Fundação Universitária Iberoamericana e da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), representada na ocasião pelo Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, da qual a UNIC faz parte, Dr. F. Álvaro Durántez, professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Na cerimônia solene, que contou com a presença de importantes personalidades do corpo diplomático estrangeiro credenciado, o embaixador da República de Angola, Excmo. Sr. Alfredo Dombe descreveu as excelentes relações entre os dois países em diferentes setores. Referindo-se ao campo do ensino superior, o alto representante diplomático destacou a Universidade Internacional do Cuanza “na cidade do Cuito”, enfatizando a importante gama de cursos oferecidos nessa universidade.
O embaixador angolano também fez uma declaração relevante ao afirmar que “a criação desta universidade, a primeira instituição de ensino superior bilíngue na Angola, em 2020, é uma demonstração do importante papel que nosso país desempenha no continente africano ao participar da perfeita articulação do espaço multinacional da Iberofonia”. Dessa forma, graças ao reconhecimento diplomático do trabalho da FUNIBER e da UNIC em Angola, também se destaca o potencial do país africano na construção de uma comunidade multinacional de países de língua portuguesa e espanhola de todos os continentes.