Em uma reunião de grande importância para o desenvolvimento cultural, turístico e esportivo da Cantábria, o Reitor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Rubén Calderón, recebeu no campus da instituição a titular da Cultura, Turismo e Esporte, Eva Guillermina Fernández, juntamente com o Diretor Geral de Cultura, José Antonio González. Essa reunião marcou o primeiro contato entre as partes, estabelecendo a base para uma colaboração que promete fortalecer os laços entre a universidade e o Governo da Cantábria.
A conselheira, Eva Guillermina Fernández, pôde ver em primeira mão o potencial da UNEATLANTICO, assim como a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e seu amplo trabalho cultural. Nesse contexto, foi proposta a formalização de um acordo de colaboração que colocaria a Obra Cultural à disposição do Governo da Cantábria para exposições, apresentações e eventos, dentro e fora da comunidade. Deve-se observar que esse tipo de colaboração já foi materializado com sucesso durante a inauguração do Ano Jubilar do Lebaniego 2023/24.
O foco da proposta busca promover tanto a cultura quanto o turismo, utilizando os recursos e a projeção internacional da universidade e da FUNIBER. A possibilidade de usar as sedes de ambas as instituições em 39 países como vitrines turísticas para a Cantábria, promovendo a região como um destino acadêmico e turístico de primeira classe.
No campo do turismo, foi destacado o potencial da UNEATLANTICO e da FUNIBER para atrair estudantes internacionais que realizam todos os seus estudos de graduação na Cantábria, gerando uma importante pegada econômica e consolidando a região como um renomado destino acadêmico e turístico. Esses alunos, que residem na Cantábria por pelo menos quatro anos, tornam-se embaixadores excepcionais da região.
Além disso, a Universidad Europea del Atlántico se destaca como colaboradora do Santander Convention Bureau, participando ativamente da organização de congressos internacionais sobre diversos temas. Essa colaboração contribui para a promoção da cultura e do turismo especializado na região.
No campo do esporte, foram apresentados os projetos nos quais a universidade colabora e lidera, tanto local quanto internacionalmente. A colaboração com federações e clubes, dentro e fora da Cantábria, foi destacada, bem como aspectos relacionados ao ensino de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD). Ambas as partes levantaram a possibilidade de os alunos realizarem suas práticas curriculares nas instalações vinculadas à Direção Geral de Esportes, e há uma boa predisposição a esse respeito.
Por fim, a Universidad Europea del Atlántico agradece a receptividade da titular a todas as propostas apresentadas. Ambas as partes concordaram em estabelecer um calendário de reuniões de coordenação e acompanhamento, lançando assim as bases para uma colaboração contínua e frutífera que beneficiará não só a instituição educacional, mas também o desenvolvimento integral da Cantábria nos domínios cultural, turístico e esportivo.