Artista Gil de Gálvez encerra sua turnê pela América Central na Costa Rica, promovida pela UNEATLANTICO

23 nov 2023
Artista Gil de Gálvez encerra sua turnê pela América Central na Costa Rica, promovida pela UNEATLANTICO

O violinista, músico de câmara e regente de orquestra José Manuel Gil de Gálvez realizou um concerto sinfônico no Auditório da Plaza de la Autonomía da Universidad da Costa Rica (UCR) em San José, acompanhado pelo pianista Calio Alonso.

O evento foi realizado com o apoio da Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO a Universidad da Costa Rica (UCR), a Embaixada da Espanha na Costa Ricao Oficina de Asuntos Internacionales y Cooperación Externa (OAICE), e a Escola de Artes Musicais (EAM).

O evento contou com a presença de Eva Martínez Sánchez, Embaixadora da Espanha na Costa Rica, Gustavo Gutiérrez Espeleta, Reitor da UCR, Diana Senior Angulo, Diretora do Escritório de Assuntos Internacionais e Cooperação Externa e Claribet Morera Brenes, Diretora da FUNIBER na Costa Rica.

Essa é a segunda turnê que esse músico realiza na América Central sob os auspícios da Obra Cultural. No início deste ano, ele realizou vários concertos na Guatemala e em El Salvador.

Gil de Gálvez é um artista multifacetado que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Desde 1996 é Primeiro Violino e dirigente da prestigiada orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga.

Como regente, fez sua estreia no Teatro Nacional de El Salvador e obteve grande sucesso regendo a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño em Caracas.

Seus méritos acadêmicos incluem um Doutorado Internacional “cum laude por decisão unânime” em música e educação pela Universidad de Málaga. Obteve a pós-graduação oficial Master of Arts in Classical String Performance em violino e música de câmara com a mais alta qualificação (First Class with Honours) outorgada pela University of Limerick (Irlanda).

O ponto culminante dessa bem-sucedida turnê pela América Central teve vários destaques em quatro países da região, incluindo a cerimônia de encerramento na Costa Rica.

El Salvador

A segunda turnê pela América Central teve início em El Salvador. Nesse país, Gil de Gálvez ministrou uma conferência para estudantes de música dias antes de fazer seu primeiro primeiro show da turnê na capital salvadorenha. Este primeiro concerto do Maestro Gil de Gálvez contou com a participação especial de Michelle Tejada, destacada mezzo-soprano salvadorenha e a primeira a vencer o concurso de canto na costa dos Estados Unidos.

Durante sua estada, o músico também fez uma visita ao Sistema de Coros y Orquestas Infantiles y Juveniles de El Salvador, oferecendo uma oportunidade única aos participantes desse programa.

Honduras

Durante sua visita à cidade de Tegucigalpa, Gil de Gálvez ofereceu várias atividades culturais no âmbito de sua turnê, em colaboração com a Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO e a Secretaria de Cultura, Arte e Patrimônio dos Povos de Honduras (SECAPPH). Entre as atividades, o artista deu uma palestra sobre “A importância da música como um pilar fundamental do desenvolvimento humano”: Didática do violino nos primeiros anos de vida”, bem como um workshop de prática de violino para alunos do Conservatório Nacional de Música e da Escola Nacional de Música. Sua visita ao país culminou com um concerto no Auditório da Escola Nacional de Música.

Nicarágua

A passagem do músico de câmara e regente de orquestra pela Nicarágua, graças à Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO, resultou em um majestoso concerto em que foram executadas peças de Vivaldi, Mozart, Granados, entre outros artistas. Esse concerto sinfônico foi realizado no Teatro Nacional Rubén Darío, em Manágua, capital da Nicarágua, capital da Nicarágua.