A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) soma forças no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, que será comemorado amanhã, 25 de novembro.
Essa importante data, comemorada na UNEATLANTICO há muitos anos, está marcada no calendário da Assembleia Geral das Nações Unidas por uma resolução aprovada em dezembro de 1999. De acordo com dados da ONU, estima-se que 736 milhões de mulheres tenham sofrido alguma forma de violência pelo menos uma vez na vida. Isso representa quase um terço da população feminina global.
Esse Dia Internacional marca o início da Campanha UNiTE da ONU, que propõe 16 dias de ativismo de 25 de novembro a 10 de dezembro, que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Vale a pena observar que a violência não é representada apenas de forma física. A Assembleia Geral das Nações Unidas define parte da violência contra a mulher como “qualquer ato de violência que resulte em, ou possa resultar em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher”.
Para comemorar esse dia, os alunos do curso de Jornalismo (PER) e Comunicação Audiovisual (CA), juntaram suas ideias para capturar em um vídeo que simula uma conversa de WhatsApp entre dois amigos.
Essa iniciativa, que vem da Comissão de Igualdade da UNEATLANTICO e de várias alunas, visa conscientizar sobre a necessidade de criar espaços igualitários e livres de qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, física, verbal ou emocional.
A partir da UNEATLANTICO afirmamos que #NOHAYEXCUSA para a violência contra a mulher.