Magistrada Marta Solana recebe prêmio “Mujer Cantabria de Onda Cero”, patrocinado pela UNEATLANTICO

27 nov 2023
Magistrada Marta Solana recebe prêmio “Mujer Cantabria de Onda Cero”, patrocinado pela UNEATLANTICO

A diretora acadêmica dos cursos de Comunicação, Ana Visiers, e a professora Helena Garay, responsável pela Extensão Cultural, estarão representando a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), um dos patrocinadores do evento, para a entrega do Prêmio “Mujer Cantabria 2023, concedido pela Onda Cero”.

A magistrada Marta Solana foi agraciada com o V Prêmio “Mujer Cantabria de Onda Cero” em um evento organizado no Palácio da Magdalena, em Santander. O evento foi presidido por figuras importantes, como a presidente da Cantábria, María José Sáenz de Buruaga; a prefeita de Santander, Gema Igual; e a diretora geral corporativa da Atresmedia, Patricia Pérez.

A juíza Solana, titular do Tribunal número 11 de Santander, recebeu o Prêmio “Mujer Cantabria” em reconhecimento ao seu excelente trabalho diário, com o qual “contribui para a construção de uma sociedade mais forte e saudável”. Ao receber o prêmio, Solana o dedicou a todas as mulheres da Cantábria, especialmente às suas colegas, as juízas e magistradas que “atuam com absoluta independência e vocação de serviço aos cidadãos”.

María José Sáenz de Buruaga, juntamente com Patricia Pérez, entregou o prêmio a Marta Solana, enfatizando seu profissionalismo “impecável” e sua “qualidade humana”. A presidente da Cantábria destacou a vencedora do prêmio: “Por trás de uma grande juíza, no seu caso, há uma pessoa extraordinária. Uma mulher generosa e atenciosa que se sente útil servindo aos outros, àqueles que mais precisam.

Por sua vez, Patricia Pérez expressou sua gratidão a todos os candidatos que participaram das cinco edições do prêmio, enfatizando que essa iniciativa traz à tona “histórias maravilhosas de esforço, trabalho e generosidade”. Pérez considera esse prêmio como um reconhecimento do talento feminino na Cantábria.

Marta Solana demonstrou sua generosidade ao doar o cheque de 2.000 euros que acompanha o prêmio para AMPROS, uma associação que apoia pessoas com deficiências intelectuais e suas famílias. Roberto Álvarez, diretor administrativo da AMPROS, indicou que eles consideram o juiz Solana uma referência muito próxima para eles.

A UNEATLANTICO, representada pela professora Helena Garay, fez parte do júri do V Prêmio ‘Mujer Cantabria”. A Universidade espera que eventos como esse continuem a elevar o perfil das mulheres cantábricas que se destacam por suas carreiras excepcionais, construindo uma sociedade igualitária e igualitária na Cantábria e em todo o país.